06/06/2022

Melhor hora do dia para se exercitar depende do que você pretende

Redação do Diário da Saúde

O que você quer obter com os exercícios?

A melhor hora do dia para se exercitar pode depender do que você deseja alcançar com o treinamento, mas também pode depender se você é homem ou mulher.

Em um pequeno experimento, que precisará ser avaliado em populações maiores, os pesquisadores pediram a 30 mulheres e 26 homens que treinassem de manhã, antes do café da manhã, ou à noite, enquanto também seguiam um plano de refeições especialmente planejado.

Os homens que se exercitaram à noite tiveram maiores melhorias na saúde cardíaca e metabólica, bem como no bem-estar emocional.

Para as mulheres, o quadro foi misto: As maiores melhorias na gordura corporal total, gordura da barriga e quadril, além da pressão arterial, foram obtidas pelas mulheres que se exercitaram pela manhã; já as melhorias na força muscular, potência, resistência, estado de humor e ingestão de alimentos foram maiores para aquelas que se exercitaram no período da tarde.

A boa notícia é que todos os grupos melhoraram sua saúde e desempenho geral.

"Aqui, mostramos pela primeira vez que, para as mulheres, o exercício durante a manhã reduz a gordura da barriga e a pressão arterial, enquanto o exercício noturno nas mulheres aumenta a força, potência e resistência muscular da parte superior do corpo e melhora o humor geral e a saciedade nutricional.

"Nós também mostramos que, para os homens, o exercício noturno reduz a pressão arterial, o risco de doenças cardíacas e a sensação de fadiga e queima mais gordura, em comparação com o exercício matinal," resumiu o Dr. Paul Arciero, da Universidade do Estado da Califórnia (EUA).

Horário dos exercícios importa

Todos os participantes melhoraram o estado geral de saúde e o desempenho ao longo do experimento, independentemente de sua alocação para exercícios matinais ou noturnos e sem distinção de gênero.

"Nosso estudo demonstra claramente os benefícios do exercício multimodal matinal e noturno para melhorar a saúde cardiometabólica e o humor, bem como os resultados de desempenho físico em mulheres e homens," disse Arciero.

O grande destaque do estudo, porém, está na comprovação de que a hora do dia em que o exercício é feito determina a intensidade das melhorias no desempenho físico, composição corporal, saúde cardiometabólica e humor.

Por exemplo, todas as participantes do sexo feminino reduziram sua gordura corporal total, gordura abdominal e do quadril e pressão arterial durante o estudo, mas essas melhorias foram maiores nas mulheres que se exercitaram pela manhã. Apenas os homens que se exercitaram à noite apresentaram uma diminuição na relação entre colesterol total e HDL, pressão arterial, proporção de troca respiratória e oxidação de carboidratos, uma vez que a gordura se tornou a fonte de combustível preferida do corpo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Morning Exercise Reduces Abdominal Fat and Blood Pressure in Women; Evening Exercise Increases Muscular Performance in Women and Lowers Blood Pressure in Men
Autores: Paul J. Arciero, Stephen J. Ives, Alex E. Mohr, Nathaniel Robinson, Daniela Escudero, Jake Robinson, Kayla Rose, Olivia Minicucci, Gabriel O’Brien, Kathryn Curran, Vincent J. Miller, Feng He, Chelsea Norton, Maia Paul, Caitlin Sheridan, Sheriden Beard, Jessica Centore, Monique Dudar, Katy Ehnstrom, Dakembay Hoyte, Heather Mak, Aaliyah Yarde
Publicação: Frontiers in Physiology
DOI: 10.3389/fphys.2022.893783
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