30/08/2023

Medicamentos de alto custo contra câncer não comprovam benefícios para pacientes

Redação do Diário da Saúde
Muitos medicamentos de alto custo contra o câncer não comprovam benefícios para os pacientes
Os sistemas nacionais de saúde estão pagando por medicamentos contra o câncer com evidências limitadas sobre seus efeitos, alertam Gabriella e seus colegas.
[Imagem: Elin Lindström]

Caros e sem comprovação

Tem-se tornado cada vez mais comum que medicamentos contra o câncer sejam aprovados com base em estudos que mostram efeito sobre biomarcadores, mas sem evidências claras de que prolonguem a vida ou melhorem a qualidade de vida dos pacientes.

Gabriella Strand e seus colegas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, publicaram agora um estudo mostrando que essas tão esperadas provas de eficácia ainda não existem para muitos novos medicamentos contra o câncer, mesmo vários anos após o seu lançamento.

O estudo inclui dados de acompanhamento plurianual de 22 indicações de medicamentos contra o câncer aprovados para reembolso na Suécia durante os últimos dez anos. O tempo médio de acompanhamento para essas indicações medicamentosas foi de 6,6 anos. Todos os medicamentos são considerados de alto custo, normalmente pagos pelas autoridades nacionais de saúde.

Para sete das 22 indicações medicamentosas (7/22, ou 31,8%) pelo menos um estudo mostrou que o tratamento melhorou a qualidade de vida ou aumentou a esperança de vida. Apenas um dos medicamentos (1/22, ou 4,5%) apresentou comprovação científica conclusiva tanto de aumento da expectativa de vida quanto de melhoria da qualidade de vida para sua indicação.

Para os outros 15 medicamentos anticâncer (15/22, ou 61,2%), os ensaios clínicos randomizados não conseguiram demonstrar qualquer efeito desse tipo, ou não houve resultados desses ensaios.

"Nós mostramos que a maioria dos medicamentos lançados com evidências limitadas ainda carecem de evidências claras de como eles realmente afetam a sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes," resumiu Gabriella.

Segundo a equipe, o fato de o tratamento do câncer consumir cada vez mais recursos dos sistemas de saúde significa que são necessárias mais discussões sobre quais os medicamentos que devem ser aprovados para reembolso.

"A falta de evidências confirmatórias de resultados importantes para os pacientes é problemática e cria incerteza sobre como esses medicamentos realmente contribuem para benefícios significativos para os pacientes e, em última análise, sobre para o quê efetivamente os recursos estão sendo usados na área da saúde," concluiu Gabriella.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Cancer Drugs Reimbursed with Limited Evidence on Overall Survival and Quality of Life: Do Follow-Up Studies Confirm Patient Benefits?
Autores: Gabriella Chauca Strand, Naimi Johansson, Niklas Jakobsson, Carl Bonander, Mikael Svensson
Publicação: Clinical Drug Investigation
DOI: 10.1007/s40261-023-01285-4
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ética

Medicamentos

Câncer

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.