Quem determina o sexo dos filhos?
A proporção de nascimentos de meninos e meninas é de aproximadamente 50:50 na população como um todo.
Isso levou os cientistas a considerarem que é o homem quem determina o sexo de uma criança, dependendo se o esperma carregar um cromossomo X ou Y - e o esperma dos homens tem quase a mesma probabilidade de conter um cromossomo X ou Y.
Mas a probabilidade em nível populacional é muito diferente da probabilidade em nível familiar ou, mais importante, em nível individual. "Por experiência própria, já vi amigos [e] familiares que só têm meninas ou meninos na família," comenta a Dra Siwen Wang, da Universidade de Harvard (EUA). "Isso levanta a questão: É pura coincidência ou existe alguma biologia subjacente que possa explicar esse fenômeno?"
Para saber se é mesmo o homem quem determina o sexo do filho, a equipe analisou dados de mais de 58.000 mães que haviam participado previamente de dois experimentos diferentes nos EUA, um sobre contracepção e outro sobre saúde materna. Dessas mulheres, 61% tinham dois filhos, 30% tinham três filhos, 8% tinham quatro filhos e as demais tinham cinco filhos ou mais.
Para rastrear o maior número de fatores possível, a equipe comparou o sexo dos filhos com oito características maternas: Altura, índice de massa corporal, raça, cor do cabelo, tipo sanguíneo, cronótipo (o horário do dia em que estão mais alertas), idade da primeira menstruação e idade quando tiveram o primeiro filho, que variou de 13 a 48 anos.
Influência da idade da mãe
Os dados mostraram que as mulheres que tinham mais de 28 anos quando deram à luz pela primeira vez tinham 43% de chance de ter filhos de apenas um sexo, em comparação com 34% de chance entre aquelas que tinham menos de 23 anos quando se tornaram mães pela primeira vez.
"Descobrimos que a idade materna mais avançada no primeiro parto estava associada a uma maior chance de ter apenas meninas ou meninos," destacou Wang, salientando que nenhuma das outras características mostrou-se relacionada ao sexo dos filhos.
O estudo não permite dizer por que a idade influencia no sexo dos filhos, mas a equipe indica que os estudos futuros deverão focar nas mudanças que a idade induz no corpo e na biologia das mulheres, algo que pode variar de uma pessoa para outra.
A Dra Wang cita estudos anteriores, que indicam que a primeira fase do ciclo menstrual se torna mais curta com a idade, o que pode favorecer o nascimento de meninos, enquanto uma diminuição no pH vaginal, que normalmente ocorre com a idade, pode favorecer a sobrevivência de espermatozoides contendo cromossomos X, levando a uma chance maior de nascimento de meninas.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Gravidez | Gênero | Sexualidade | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.