09/05/2023

Música durante gravidez beneficia a capacidade do bebê de codificar sons da fala

Redação do Diário da Saúde
Música durante gravidez beneficia a capacidade do bebê de codificar sons da fala
Você sabia que música acalma o bebê por mais tempo do que falar com ele?
[Imagem: Universidad de Barcelona]

Cantar para o bebê

Quando as mulheres grávidas cantam para seus bebês ou ouvem música durante a gravidez, os bebês nascem com uma melhor capacidade de codificação neuronal dos sons da fala.

A exposição musical diária durante as últimas semanas de gravidez mostrou-se associada a uma codificação aprimorada de compostos de som de baixa frequência, o que pode melhorar a percepção do tom pelo recém-nascido.

Esses efeitos da exposição musical pré-natal sobre estímulos da linguagem foram detectados usando uma resposta cerebral específica: A resposta de seguimento de frequência (RSF), que informa sobre a codificação neural apropriada dos sons da fala.

"O estímulo musical chega ao sistema auditivo com componentes rítmicos de baixa frequência que o treinam para organizar a plasticidade neural, disse Sonia Alcón, da Universidade de Barcelona (Espanha).

Terapia musical

A resposta de seguimento de frequência é condicionada por uma variedade de deficiências de fala e linguagem, e o estudo comprovou que ela é afetada pelo ambiente fetal e pelo ambiente acústico pré-natal.

Com isto, os pesquisadores propõem que essa medida seja usada como um biomarcador para detectar o risco de comprometimento da linguagem e estabelecer medidas preventivas no início da vida.

"Este é apenas o primeiro passo para uma aplicação clínica específica após os necessários estudos de acompanhamento," disse o professor Carles Escera, coordenador da pesquisa. "Portanto, crianças com uma resposta cerebral atenuada, por exemplo, bebês nascidos com baixo peso, podem se beneficiar de um programa de intervenção musical."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Prenatal daily musical exposure is associated with enhanced neural representation of speech fundamental frequency: Evidence from neonatal frequency-following responses
Autores: Sonia Arenillas-Alcón, Teresa Ribas-Prats, Marta Puertollano, Alejandro Mondéjar-Segovia, María Dolores Gómez-Roig, Jordi Costa-Faidella, Carles Escera
Publicação: Developmental Science
Vol.: e13362
DOI: 10.1111/desc.13362
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Gravidez

Cuidados com o Recém-nascido

Audição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.