06/09/2023

Nível de PSA após tratamento não é confiável para medir sobrevivência no câncer de próstata

Redação do Diário da Saúde

Indicador não confiável

O monitoramento dos níveis de PSA (antígeno específico da próstata) tem sido largamente utilizado pelos oncologistas para mensurar o risco de uma recorrência do câncer após a radioterapia - comumente chamada de recorrência bioquímica.

Contudo, uma grande equipe chefiada por médicos e cientistas da Universidade da Califórnia de Los Angeles descobriu esse monitoramento não é eficaz, não resultando em melhora da chance de sobrevivência dos pacientes.

A equipe descobriu que, embora a recorrência bioquímica esteja associada a um maior risco de morte, ela ainda não atende aos critérios para funcionar como o que os médicos chamam de um "desfecho substituto confiável" para a sobrevida global.

Assim, apesar do potencial do uso da recorrência bioquímica como um marcador potencial para prever a sobrevida global em pacientes com câncer de próstata, a conclusão da equipe aponta que ela não deve ser o foco principal ou a medida primária em futuros ensaios clínicos para câncer de próstata localizado.

Em vez disso, a sobrevivência livre de metástases, que se refere ao período sem que o câncer se espalhe para outras partes do corpo, é um desfecho mais adequado para futuros ensaios envolvendo radioterapia em casos de câncer da próstata localizado.

"Uma razão para a nossa descoberta pode ser que muitos pacientes do estudo morreram por causas não relacionadas ao câncer de próstata," disse o Dr. Amar Kishan, líder da equipe. "A força da correlação entre a recorrência bioquímica e a sobrevivência global variou dependendo de como as mortes por causas não relacionadas com o câncer foram contabilizadas. No entanto, é importante notar que analisamos especificamente a morte, e não a qualidade de vida. Certamente, a recorrência bioquímica pode afetar a qualidade de vida. Infelizmente, faltam dados de alto nível para rastrear isso, e é algo que nosso grupo e outros esperam explorar mais a fundo."

Desfecho substituto

Conforme definido pela FDA, um resultado clínico mede diretamente se as pessoas num ensaio se sentem ou funcionam melhor, ou se vivem mais. Um desfecho substituto é um resultado específico e relativamente precoce, que prevê com segurança um resultado clínico que ocorre em longo prazo.

As recorrências bioquímicas ocorrem muito mais cedo no curso da doença do que as metástases ou a sobrevivência, e podem ser potencialmente o desfecho substituto ideal para o câncer de próstata. Por isso, a equipe decidiu avaliar se a recorrência bioquímica poderia ser um desfecho substituto útil para a morte pelo câncer.

Isto tem implicações não só na concepção dos ensaios clínicos, mas também na avaliação do benefício de várias formas de intensificação do tratamento e no aconselhamento dos pacientes.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Biochemical Recurrence Surrogacy for Clinical Outcomes After Radiotherapy for Adenocarcinoma of the Prostate
Autores: Soumyajit Roy, Tahmineh Romero, Jeff M. Michalski, Felix Y. Feng, Jason A. Efstathiou, Colleen A.F. Lawton, Michel Bolla, Philippe Maingon, Theo de Reijke, David Joseph, Wee Loon Ong, Matthew R. Sydes, David P. Dearnaley, Alison C. Tree, Nathalie Carrier, Abdenour Nabid, Luis Souhami, Luca Incrocci, Wilma D. Heemsbergen, Floris J. Pos, Almudena Zapatero, Araceli Guerrero, Ana Alvarez, Carmen Gonzalez San-Segundo, Xavier Maldonado, Robert E. Reiter, Matthew B. Rettig, Nicholas G. Nickols, Michael L. Steinberg, Luca F. Valle, T. Martin Ma, Matthew J. Farrell, Beth K. Neilsen, Jesus E. Juarez, Jie Deng, Sitaram Vangala, Norbert Avril, Angela Y. Jia, Nicholas G. Zaorsky, Yilun Sun, Daniel Spratt, Amar U. Kishan
Publicação: Journal of Clinical Oncology
DOI: 10.1200/JCO.23.00617
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde do Homem

Câncer

Exames

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.