04/03/2021

O que é doença de Haff ou doença da urina preta

Com informações da Agência Brasil

Doença da urina preta

Uma síndrome conhecida popularmente como "doença da urina preta" teve dois casos identificados em Pernambuco, um deles fatal.

São duas irmãs que comeram um peixe da espécie arabaiana, conhecido como olho de boi.

Elas foram acometidas pela Doença de Haff, causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes e crustáceos. A substância gera danos ao sistema muscular e em órgãos como os rins.

A doença é em um tipo de rabdomiólise, nome dado para designar uma síndrome que gera a destruição de fibras musculares esqueléticas e libera elementos de dentro das fibras (como eletrólitos, mioglobinas e proteínas) no sangue.

O nome foi dado em razão da descoberta da doença em um lago chamado Frisches Haff, na região de Koningsberg em 1924. O território, à beira do Mar Báltico, pertencia à Alemanha, mas foi incorporado à Rússia posteriormente, constituindo um enclave entre a Polônia e a Lituânia.

Doença de Haff

A doença de Haff gera uma rigidez muscular. Além disso, frequentemente ocorre como consequência o aparecimento de uma urina escura em função da insuficiência renal, razão pela qual essa expressão é utilizada para se referir à enfermidade.

Médicos do Hospital São Lucas Copacabana explicam que ainda não houve confirmação sobre a natureza da toxina presente nos peixes cuja ingestão provocou a doença. Na literatura médica, ela está associada ao envenenamento por arsênico.

A dificuldade do rastreamento está no fato de que a toxina não tem nem gosto nem cheiro específicos, o que torna mais complexa a sua percepção. Ela também não é eliminada pelo processo de cozimento do peixe.

Nos relatos registrados ao longo dos anos, pessoas acometidas da doença ingeriram diferentes tipos de peixe, como salmão, pacu-manteiga, pirapitinga, tambaqui, e de diversas famílias, como Cambaridae e Parastacidae.

Assim como no caso das irmãs do Recife, outros casos da doença registrados por estudos se manifestaram por meio de dores abdominais poucas horas após a ingestão de peixes que estavam com a toxina.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Contaminação

Conservação de Alimentos

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.