Óleo essencial de canela combate infecções bacterianas

Óleo essencial de canela combate infecções bacterianas
Já se sabia que os óleos de hortelã e canela curam feridas crônicas.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Canela contra bactérias

O cinamaldeído, um componente do óleo de canela, pode ajudar a eliminar infecções bacterianas.

A descoberta foi feita pela equipe do professor Sanjida Topa, da Universidade de Tecnologia de Swinburne (Austrália), que decidiu pesquisar a medicina tradicional para tentar enfrentar o crescente problema da resistência bacteriana aos antibióticos.

Em um dos experimentos, eles testaram a capacidade do cinamaldeído de romper a camada protetora - o biofilme - que se forma sobre as infecções por Pseudomonas aeruginosa.

A substância extraída da canela quebrou 75,6% dos biofilmes de P. aeruginosa. Além disso, o cinamaldeído também afetou a capacidade de disseminação das bactérias.

"Estas descobertas definitivamente contribuem para a busca de novos antimicrobianos," disse o Dr. Topa.

Biofilmes

A P. aeruginosa é uma causa comum de infecção bacteriana em pacientes imunocomprometidos, incluindo aqueles com fibrose cística, diabetes ou câncer. Durante a infecção, as bactérias se agrupam e formam uma camada protetora conhecida como biofilme. Os biofilmes atuam como um escudo contra os antibióticos e o sistema imunológico, tornando as infecções muito difíceis de eliminar.

A equipe espera que sua descoberta seja aplicável a curto prazo no tratamento de infecções da pele.

"A fabricação de cinamaldeído para tratamentos de superfície, por exemplo para tratar infecções da pele, pode ser a primeira aplicação direta," disse o Dr. Topa.


Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Bactérias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2018 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.