26/10/2020

Vacina tríplice viral também diminui gravidade da covid-19

Redação do Diário da Saúde
Vacina tríplice viral também diminui gravidade da covid-19
As duas pesquisadoras estão recomendando a vacinação com a tríplice viral para pessoas com alto risco de covid-19.
[Imagem: Centro de Excelencia en Asma y Alergia]

Tríplice viral contra covid-19

Pacientes com covid-19 que haviam recebido recentemente a vacina contra caxumba-sarampo-rubéola (CSR, ou tríplice viral) tiveram uma infecção mais branda do que o esperado, considerando sua idade e estado de saúde.

Désirée Linnemann e Fernanda Monroy, do hospital Medica Sur, na cidade do México, relataram suas observações clínicas em 255 indivíduos vacinados com a vacina contra caxumba-sarampo-rubéola desde o início da pandemia de covid-19.

Muitos pacientes vacinados eram familiares ou cuidadores de pacientes que já haviam contraído covid-19 e, portanto, apresentavam risco extremamente alto da doença.

Trinta e seis dos pacientes já contraíram covid-19, mas todos com um curso notavelmente leve, com sintomas menos graves do que o esperado devido ao seu estado de saúde e idade.

A descoberta vem-se somar a uma constatação epidemiológica de que a vacina BCG também poderia atuar como proteção, levando a quadros de covid-19 mais brandos - recentemente a Fiocruz começou a testar a vacina BCG contra a covid-19.

Imunidade Treinada

As duas pesquisadoras. que trabalharam com pacientes recentemente vacinados com a tríplice viral, acreditam que o que pode estar acontecendo é um efeito do que os especialistas chamam de "imunidade treinada".

Em termos técnicos, a imunidade treinada refere-se à resposta imunológica mais forte a um determinado patógeno após uma exposição (por vacinação ou doença natural) a outro patógeno não relacionado. A reação imunológica seguinte - neste caso a exposição ao vírus SARS-COV-2, causador da covid-19 - tem início mais rápido e é acompanhada por um aumento na produção de determinadas citocinas.

Isso significa que, surpreendentemente, algumas vacinas podem não apenas prevenir a doença alvo (como caxumba-sarampo-rubéola ou tuberculose), mas também ajudar as pessoas a combater outras doenças.

De fato, os primeiros dados observacionais coletados pelas duas pesquisadoras no México mostram um curso mais suave da covid-19. Por isso, elas estão recomendando a vacinação com a tríplice viral para pessoas com parentes com covid-19 em casa.

Contudo, uma evidência conclusiva do valor da vacina tríplice viral para reduzir as complicações do covid-19 requer um estudo prospectivo e randomizado. O microbiologista Paul Fidel, da Universidade do Estado da Louisiana (EUA), que não esteve envolvido nesta pesquisa no México, já está lançando um ensaio clínico desse tipo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Thirty-six covid-19 cases preventively vaccinated with mumps-measles-rubella vaccine: All mild course
Autores: Désirée E. Larenas-Linnemann, Fernanda Rodríguez-Monroy
Publicação: Allergy
DOI: 10.1111/all.14584
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Epidemias

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.