10/09/2020

Fiocruz vai testar vacina BCG contra covid-19

Redação do Diário da Saúde
Fiocruz vai testar vacina BCG contra covid-19
Um estudo recente mostrou que a vacina BCG pode já estar protegendo brasileiros contra covid-19.
[Imagem: Martha K. Berg et al. - 10.1126/sciadv.abc1463]

BCG contra covid-19

A Fiocruz anunciou que iniciará em Outubro testes com a vacina BCG - (usada para prevenir a tuberculose - a fim de verificar se o imunizante também teria efeitos protetores contra a covid-19.

O experimento será realizado inicialmente entre profissionais da área de saúde, sem voluntários do público em geral - serão vacinados cerca de três mil profissionais.

Os testes, que serão realizados nos estados do Mato Grosso Sul e do Rio de Janeiro, serão feitos em parceria com o Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch, da Austrália. O estudo será financiado pela Fundação Gates.

"Todos os voluntários passarão por exames para verificar se há ou não a presença do vírus no organismo. As pessoas aprovadas para o estudo receberão a cepa da BCG dinamarquesa. A vacina já está a caminho no Mato Grosso do Sul. Vamos acompanhar essas pessoas por até um ano, período em que serão feitas análises interinas de proteção, ou seja, avaliações intermediárias recomendadas em estudos de longa duração," disse Margareth Dalcolmo, que coordena o experimento juntamente com seu colega Júlio Croda.

Além do Brasil, a Austrália, a Espanha e o Reino Unido fazem parte da pesquisa através da Universidade de Melbourne, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os pesquisadores australianos se basearam em estudos já existentes que mostram que a vacina BCG é eficiente contra outras infecções respiratórias virais.

"É importante ressaltar que ainda não temos a comprovação de que a BCG é eficaz contra a covid-19, nem por quanto tempo ela mantém o organismo imune contra outras doenças respiratórias. Por isso, as pessoas não devem tomar a vacina acreditando que possa evitar o novo coronavírus," alertou Júlio.

Disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina BCG é obrigatória no Brasil para recém-nascidos desde 1976. Porém, pode ser tomada até os quatro anos de idade. O imunizante protege crianças de até cinco anos de idade das formas mais graves da tuberculose.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Desenvolvimento de Medicamentos

Epidemias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.