Vacina em dose única
O Ministério da Saúde anunciou a adoção da dose única da vacina contra a febre amarela para as áreas com recomendação de vacinação em todo o país.
Com a medida crianças e adultos que já tomaram uma dose não precisarão se vacinar mais contra a febre amarela - por toda a vida. A medida já era adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2014. A estratégia de uma única dose também passa a ser adotada no Brasil.
Precisam se imunizar crianças a partir de nove meses e adultos até 59 anos, com apenas uma dose da vacina. Para quem ainda não foi vacinado, a orientação é receber a dose única.
As recomendações são apenas para as pessoas que vivem ou viajam para as áreas de recomendação da vacina. A população que não vive na área de recomendação, ou não vai se dirigir a essas áreas, não precisa buscar a vacinação neste momento.
A vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença e apresenta eficácia de 95% a 99%, o que justifica a ocorrência de casos da chamada "febre amarela vacinal", quando a pessoa adquire a doença após tomar a vacina.
Assim como qualquer vacina ou medicamento, podem ocorrer eventos adversos como febre, dor local, dor de cabeça, dor no corpo. Além disso, para algumas pessoas a vacina é contraindicada.
Quem deve tomar a vacina com restrições
Quem não deve tomar a vacina contra febre amarela
Viajantes
Para turistas que forem se dirigir a uma área com recomendação de vacina - tanto estrangeiros quanto brasileiros - e que não nunca receberam nenhuma dose da vacina, a recomendação é que seja vacinado pelo menos dez dias antes da viagem, que é o tempo que a vacina leva para criar anticorpos e a pessoa estar devidamente protegida. Quem tomou a vacina em algum momento da vida, não precisa de nova dose.
Crianças
Se a criança tiver alguma dose do Calendário Nacional de Vacinação em atraso, ela pode ser aplicada ao mesmo tempo com a febre amarela, com exceção vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) ou tetraviral (que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela).
Se a criança que não recebeu a vacina para febre amarela nem a tríplice viral ou tetraviral e for atualizar a situação vacinal, a orientação é receber a dose de febre amarela e agendar a proteção com a tríplice viral ou tetra viral para 30 dias depois.
Áreas com recomendação para vacinação contra febre amarela
A vacinação de rotina para febre amarela é ofertada em 19 estados (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) com recomendação para imunização.
Vale destacar que na Bahia, Piauí, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a vacinação não ocorre em todos os municípios.
Além das áreas com recomendação, neste momento, também está sendo vacinada, de forma escalonada, a população do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Todas as pessoas que vivem nesses locais devem tomar uma dose da vacina ao longo da vida.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Epidemias | Saúde Pública | Vacinas | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.