Texto pesquisado:
biologia
Cientista da Unicamp descobriu uma proteína que protege as células produtoras de insulina. Leia mais.
É uma forma de injetar uma dose precisa de terapia genética diretamente no interior de uma célula viva sem precisar usar uma agulha.Leia mais.
O preconceito tem impedido o uso das propriedades benéficas da planta - o cânhamo é usado para produção de fibras, mas também é psicoativo.Leia mais.
O que a dengue causa ao ser humano já é bem conhecido. Mas o que a infecção pelo vírus causa ao próprio mosquito pode ser importante para o combate à doença. Leia mais.
Mais uma sábia lição da natureza, porque a fome ou os maus tratos de um pai, por exemplo, não podem ficar marcados para sempre na descendência. Leia mais.
Experimentos mais precisos quebraram a alegada vinculação entre resveratrol, sirtuínas e vida mais longa. Leia mais.
O objetivo da publicação é orientar médicos e profissionais de saúde quanto aos estudos mais recentes no diagnóstico e tratamento de transtornos de humor.Leia mais.
Mas parece que a explicação do efeito como uma "programação biológica" é uma resposta simples demais. Leia mais.
A mutação genética descoberta poderá ser usada como um novo alvo para o desenvolvimento de drogas específicas para o tratamento da leucemia infantil. Leia mais.
Cientistas descobriram que um único composto químico é crucial para o efeito infeccioso da malária. Leia mais.
Cientistas brasileiros têm conseguido avanços importantes na prevenção da doença de Chagas. Mas as indústrias não se interessam por esse "mercado".Leia mais.
"O que estamos fazendo é brincando com os interruptores biológicos - ligando e desligando proteínas - para estudar doenças." Leia mais.
Não há diretrizes nacionais ou parâmetros curriculares que definam o conteúdo a ser abordado nas aulas de ensino religioso das escolas públicas do país.Leia mais.
O que se julgava ser um problema que os fungos tinham que resolver é uma vantagem para o processo de infecção - pior para o homem. Leia mais.
O sensor gruda na pele humana da mesma forma que uma tatuagem temporária e pode ser movido, dobrado e esticado sem se quebrar. Leia mais.
Organismo pode criar memória biológica de condição variável, como qualidade da alimentação ou temperatura, e passá-la para seus descendentes.Leia mais.
Novas descobertas e abordagens da genética, da neurociência e da biologia evolutiva questionam pressupostos básicos da psicologia evolutiva. Leia mais.
Experimentos com animais não levam em conta aspectos caracteristicamente humanos das doenças, como os componentes cognitivos e emocionais envolvidos. Leia mais.
A promissora técnica pode ser também uma importante ferramenta farmacológica para estudar os mecanismos da dor e descobrir novos alvos para o seu controle. Leia mais.
Objetivo é discutir os mais recentes avanços e os principais desafios da pesquisa científica sobre a dor e a analgesia.Leia mais.
Uma região na parte frontal do cérebro "acende" quando desfrutamos a beleza de uma obra de arte ou de uma música agradável. Leia mais.
"Não há uma maneira natural de comer para a qual precisamos retornar. A cultura influencia tudo o que fazemos." Leia mais.
O objetivo é desenvolver um analgésico que seja efetivo como a morfina, mas que não provoque sedação nem efeitos colaterais. Leia mais.
Duas regiões no cérebro, que atuam na regulação tanto da emoção como do estresse, são particularmente afetadas pela vida urbana. Leia mais.
A descoberta foi possível devido ao "insight" de perceber a lógica bioquímica por trás de ambas as doenças, que têm em comum a obesidade.Leia mais.
O estudo é um ponto de partida para a cura de doenças inflamatórias do trato gastrointestinal, como a colite ulcerativa e a doença de Crohn. Leia mais.
"É como se a nossa leitura atual do genoma fosse um poema do qual desconhecemos a métrica e os sinais de pontuação". Leia mais.
A Medicina e a tecnologia estão convergindo no cuidado aos pacientes em um ritmo mais rápido do que a maioria das pessoas imagina. Leia mais.
A possível causa desse índice é a alteração no desenvolvimento ou na composição da microbiota intestinal.Leia mais.
A ciência finalmente aceitou aquilo que todas as vovós já sabiam: as crianças realmente acordam maiores. Leia mais.
O estudo pode ter grandes implicações sobre efeitos negativos que a questão de gênero exerce sobre os homens.Leia mais.
Defesas e críticas em relação à Teoria da Mutação Somática e a ainda debatida Teoria de Campo da Organização dos Tecidos.Leia mais.
Cientistas descobriram que, de forma parecida com os grupos sanguíneos, os humanos têm três tipos diferentes de intestino. Leia mais.
Será que a ciência, com suas demonstrações utilitaristas e materialistas, pode nos dizer o que é a felicidade e como obtê-la? Leia mais.
O centro fará pesquisas na área de oncologia molecular, inovações terapêuticas e medicina regenerativa aplicada à oncologia. Leia mais.
Duas pesquisas desenvolvidas no Brasil estão usando as plantas geneticamente modificadas para produzir medicamentos para os quatro tipos de dengue.Leia mais.
A maior parte das vacinas testadas utiliza modelos com base em anticorpos, mas a linha mais promissora são vacinas com base nas células T.Leia mais.
Essas estruturas nanotecnológicas possuem suportes onde as células podem aderir e se interligar umas com as outras.Leia mais.
Cientistas japoneses conseguiram fazer com que células-tronco cultivadas em laboratório se organizassem sozinhas em uma estrutura complexa semelhante ao olho. Leia mais.
A nanotecnologia poderá ser usada pela indústria farmacêutica para testar novas drogas para uma grande variedade doenças.Leia mais.
O material funciona como biossensor ou como uma espécie de "mochila" para as células transportarem fármacos.Leia mais.
Laboratório da USP une psicologia e física para explicar sensações e estudar os mecanismos neurais por trás do fenômeno psicológico. Leia mais.
O objetivo é disponibilizar na internet informação qualificada e atual sobre o tema da dengue, doença que mobiliza o país ano após ano. Leia mais.
O horário de verão afeta as pessoas de forma diferenciada, com os principais transtornos nos dias em que há a mudança no horário.Leia mais.
A descoberta poderá ter implicações para o estudo de distúrbios de ansiedade, depressão e anorexia. Leia mais.
As células adultas da pele se transformaram diretamente em células cardíacas pulsantes, eliminando a etapa de produção das chamadas células-tronco induzidas. Leia mais.
O novo imunizante contra a doença é mais seguro e eficaz, com baixo índice de reações ou eventos adversos nos pacientes. Leia mais.
Somente o tabagismo explica até 60% da diferença na expectativa de vida entre homens e mulheres. O álcool responde por outros 20%. Leia mais.
A maioria das pessoas que contraem o vírus da hepatite A permanece ilesa e nem chega a apresentar sintomas. Outras simplesmente morrem.Leia mais.
A teoria atual sobre placas e proteína beta-amiloide já esgotou as possibilidades de pesquisa, sem resultados.Leia mais.
Mais resultados >>