13/09/2011

Diminuição da testosterona ajuda pais cumprirem seu papel?

Redação do Diário da Saúde

Queda na testosterona

Logo depois do nascimento do filho, os pais apresentam uma redução significativa no nível de testosterona.

Os cientistas concluíram que isso indica que eles são "biologicamente programados" para cuidar de seus bebês.

Christopher Kusawa e seus colegas da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, afirmam que a queda no nível de testosterona faz com que os homens se tornem mais ligados à família - uma afirmação bastante controversa.

Cuidado dos filhos

O estudo mediu o nível de testosterona em 624 homens nas Filipinas, antes e depois do nascimento dos filhos.

A queda nos níveis do hormônio verificada nos homens que se tornaram pais foi mais do que o dobro da verificada nos homens que não tiveram filhos.

Foram verificadas quedas também nos pais que passaram muito tempo - mais de três horas por dia - lidando diretamente com o seu bebê, seja brincando ou ajudando nos cuidados, como alimentação e banho.

Dúvidas

"A paternidade e as exigências de se ter um recém-nascido em casa tornam necessários muitos ajustes emocionais, psicológicos e físicos. Nossa pesquisa indica que a biologia de um homem pode mudar substancialmente para atender estas demandas," afirmou Kusawa.

Talvez: o estudo não avaliou especificamente a relação entre a queda no hormônio e o comportamento - há muitos outros fatores envolvidos que podem ser responsáveis pela queda, sendo a "programação biológica" uma resposta aparentemente simples demais.

Outro fator a considerar é o "desinteresse" feminino para as relações sexuais logo depois do parto, ela sim, envolvida biologicamente com a alimentação, o cuidado com o filho e a "reorganização" do próprio organismo.

Novos estudos precisarão considerar se o nível de queda na testosterona não envolve uma reação emocional do homem em relação à mulher, assim como comparar homens que não se envolvam com a criação dos filhos para isolar o fator comportamental.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos entre Pais e Filhos

Sexualidade

Saúde do Homem

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.