25/08/2022

Alguns adoçantes artificiais podem aumentar o açúcar no sangue

Com informações da New Scientist
Alguns adoçantes artificiais podem aumentar o açúcar no sangue
O pacote de adoçante tipicamente contém açúcar, mas ele não foi o responsável pelos efeitos verificados.
[Imagem: Jotham Suez et al. - 10.1016/j.cell.2022.07.016]

Adoçantes que aumentam glicose?

Dois adoçantes artificiais, sacarina e sucralose, aumentam os níveis de açúcar no sangue, um efeito inesperado.

Embora os mecanismos pelos quais isso acontece ainda não estejam claros, os pesquisadores acreditam que o efeito inesperado pode estar relacionado às mudanças que os adoçantes induzem nas bactérias intestinais.

Esses adoçantes são uma alternativa ao açúcar para pessoas com condições metabólicas, como diabetes, ou para quem deseja perder peso, uma vez que são mais de 200 vezes mais doces do que o açúcar e contêm poucas ou nenhuma caloria.

Jotham Suez e colegas da Universidade Johns Hopkins (EUA) testaram os efeitos de quatro substitutos do açúcar no sangue em 120 adultos sem condições de saúde relacionadas ao metabolismo. Os participantes não consumiram adoçantes de baixa caloria durante os seis meses anteriores ao estudo, de modo que o efeito pudesse ser identificado.

O comparativo

Os voluntários foram divididos em seis grupos e receberam pacotes de 1 grama de adoçantes. Durante duas semanas, os participantes de quatro desses grupos consumiram dois pacotes três vezes ao dia de aspartame, sucralose, sacarina ou estévia, dissolvidos em água - a dose diária total de cada adoçante ficou abaixo da ingestão diária recomendada.

Todos os pacotes de adoçantes continham pelo menos 96% de glicose - embora os adoçantes sejam tão potentes que apenas uma pequena quantidade deles é necessária, a glicose é usada como agente de volume, para que os adoçantes possam ser embalados.

Um quinto grupo consumiu quantidades equivalentes de glicose em pó durante o mesmo período e o último grupo não recebeu nenhum suplemento.

Os resultados

Na média, as pessoas que consumiram sacarina e sucralose tiveram picos significativos de açúcar no sangue após os testes de tolerância à glicose (gráficos em destaque na figura acima).

O açúcar no sangue permaneceu estável ou até diminuiu ligeiramente em todos os outros grupos, mesmo naqueles que consomem glicose diariamente - sugerindo que não é a glicose nos pacotes de adoçante que está aumentando os níveis de açúcar no sangue.

Embora seja esperado um aumento no açúcar no sangue após a ingestão de glicose, as pessoas com uma resposta prejudicada ao açúcar no sangue têm um aumento maior nos níveis de glicose e esses níveis permanecem elevados por mais tempo.

A equipe também realizou experimentos com transplantes fecais em animais de laboratório, mostrando que a hipótese mais plausível para este efeito inesperado está no impacto que os adoçantes causam nas bactérias benéficas do intestino.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Personalized microbiome-driven effects of non-nutritive sweeteners on human glucose tolerance
Autores: Jotham Suez, Yotam Cohen, Rafael Valdés-Mas, Uria Mor, Mally Dori-Bachash, Sara Federici, Niv Zmora, Avner Leshem, Melina Heinemann, Raquel Linevsky, Maya Zur, Rotem Ben-Zeev Brik, Aurelie Bukimer, Shimrit Eliyahu-Miller, Alona Metz, Ruthy Fischbein, Olga Sharov, Sergey Malitsky, Maxim Itkin, Noa Stettner, Alon Harmelin, Hagit Shapiro, Christoph K. Stein-Thoeringer, Eran Segal, Eran Elinav
Publicação: Cell
DOI: 10.1016/j.cell.2022.07.016
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Medicamentos Naturais

Alergias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.