16/05/2016

Benefícios do colesterol bom foram exagerados

Redação do Diário da Saúde

HDL não age sozinho

Há décadas os médicos dizem aos pacientes que o HDL - Lipoproteína de Alta Densidade, mais conhecido como "colesterol bom" - ajuda a protegê-los das doenças cardiovasculares. E dizem também que, quanto maior o indicador do HDL, maior a proteção.

Mas um novo estudo de longa duração mostrou que a proteção cardiovascular do HDL - que existe de fato - depende dos níveis de duas outras gorduras no sangue, igualmente associadas com as doenças cardíacas.

Se esses outros dois lipídios não estiverem dentro dos limites normais, mesmo um HDL alto pode não ter efeito protetor. Isso vem se somar a outras análises que mostraram que o importante é o papel funcional do HDL, e não seu nível no sangue.

Essas gorduras, ou lipídios, são também bem conhecidas: LDL - Lipoproteína de Baixa Densidade, mais conhecida como "colesterol ruim" - e triglicérides.

Exagero nos benefícios do HDL

A nova pesquisa analisou quase 25 anos de dados de um grupo de voluntários chamado Coorte Framingham para Estudos do Coração, que acompanhou 3.590 homens e mulheres sem doença cardiovascular prévia entre os anos de 1987 e 2011.

As principais conclusões do estudo foram:

  1. O HDL não se mostrou um preditivo uniforme do risco cardiovascular.
  2. Os triglicérides e o LDL modificaram a incidência de doenças cardiovasculares tanto com HDL baixo quanto com HDL elevado.
  3. Em comparação com níveis baixos de HDL isoladamente, o risco de doenças cardiovasculares foi de 30 a 60% mais elevado na presença de níveis elevados de LDL, de triglicérides ou de ambos.
  4. HDL alto não foi associado com redução no risco de doenças cardiovasculares quando os triglicérides e o LDL estavam acima de 100 miligramas por decilitro (mg/dL).

"Não há dúvida de que HDL tem um papel protetor, como se confirmou no presente estudo, mas o HDL tem sido alvo de sensacionalismo," disse o Dr. Michael Miller, professor de medicina cardiovascular da Universidade de Maryland (EUA). "Na verdade, o HDL deve ser visto como uma terceira prioridade, com o LDL em primeiro lugar e os triglicérides em segundo."

Os resultados foram publicados na revista médica Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Coração

Sistema Circulatório

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.