28/10/2025

Descoberto antibiótico que não gera resistência nas bactérias

Redação do Diário da Saúde
Descoberto antibiótico que não gera resistência nas bactérias
Estrutura molecular do novo antibiótico.
[Imagem: Esra Malkawi et al. - 10.1021/acs.jmedchem.5c01193]

Antibiótico antirresistência

Uma nova classe inovadora de antibióticos demonstrou atividade potente contra algumas das bactérias multirresistentes mais perigosas do mundo.

A descoberta marca um grande avanço na luta global contra a resistência antimicrobiana, uma crise de saúde reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das 10 maiores ameaças à humanidade, responsável por quase 5 milhões de mortes todos os anos.

O novo antibiótico, batizado de novltex, demonstrou atividade potente e de ação rápida contra a Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) e a Enterococcus faecium, que estão na lista de "patógenos prioritários" da OMS.

Ao contrário dos antibióticos tradicionais, o novltex atua no lipídio II, um componente essencial da parede celular bacteriana que não sofre mutação. Isso significa que o antibiótico oferece proteção duradoura contra o desenvolvimento da resistência bacteriana.

A potência e a rapidez de ação significam que o antibiótico pode funcionar em doses muito baixas, superando vários antibióticos do mercado, como vancomicina, daptomicina, linezolida, levofloxacino e cefotaxima.

"Ao criar uma plataforma modular e escalável, que tem como alvo uma estrutura bacteriana imutável, demos um passo importante rumo a antibióticos que permanecem eficazes contra superbactérias como a MRSA. Este trabalho só foi possível graças à colaboração internacional, porque a resistência antimicrobiana é um problema verdadeiramente global. Embora ainda sejam necessários muitos mais testes antes que o novltex chegue aos pacientes, nossos resultados mostram que soluções duráveis e práticas para a resistência microbiana estão ao nosso alcance," disse o professor Ishwar Singh, da Universidade de Liverpool (Reino Unido).

Os próximos passos incluem testar o antibiótico em modelos animais de infecção, para confirmar sua segurança e eficácia, e estudar a farmacocinética em sistemas vivos. Só depois poderão começar os ensaios clínicos em humanos.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Novltex: A New Class of Antibiotics with Potent Activity against Multidrug-Resistant Bacterial Pathogens?Design, Synthesis, and Biological Evaluation
Autores: Esra Malkawi, Anish Parmar, Sanjit Das, Enas Newire, Charlotte M. Jones, Kate A. Morrison, Milandip Karak, Frédéric Blanc, Nicholas Harper, Rajamani Lakshminarayanan, Zhi Sheng Poh, Navin K. Verma, Jennifer Unsworth, Dallas E. Hughes, Losee Lucy Ling, Stephen A. Cochrane, William Hope, Ishwar Singh
Publicação: Journal of Medicinal Chemistry
DOI: 10.1021/acs.jmedchem.5c01193
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Bactérias

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.