22/07/2019

Chá Matcha reduz a ansiedade

Redação do Diário da Saúde
Chá Matcha reduz a ansiedade
O chá Matcha é o pó finamente moído de folhas novas de arbustos de chá verde (Camellia sinensis) cultivados na sombra.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Matcha contra ansiedade

Pesquisadores japoneses comprovaram que uma variedade do chá verde conhecida como Matcha pode reduzir a ansiedade.

Os experimentos revelaram que os efeitos ansiolíticos do Matcha são devidos à ativação dos receptores dopaminérgicos D1 e dos receptores 5-HT1A da serotonina.

No Japão, o Matcha tem uma longa história de uso para vários fins medicinais. São-lhe atribuídos vários efeitos benéficos para a saúde, mas relativamente poucas evidências científicas foram coletadas até agora para dar sustentação a esse uso.

A equipe do professor Yuki Kurauchi, da Universidade de Kumamoto, mostrou que o comportamento ansioso em camundongos se reduziu depois de os animais consumirem o pó de Matcha ou o extrato de Matcha. Os efeitos calmantes parecem ser devidos a mecanismos que ativam os receptores D1 da dopamina e os receptores 5-HT1A da serotonina, os quais estão intimamente relacionados ao comportamento ansioso.

Além disso, quando a atividade ansiolítica de diferentes extratos de Matcha foi avaliada, um efeito mais forte foi verificado com o extrato usando 80% de etanol, em comparação com o extrato derivado apenas da água quente. Em outras palavras, um componente Matcha fracamente solúvel em água tem efeitos ansiolíticos mais fortes do que um componente que é facilmente solúvel em água.

"Embora mais pesquisas epidemiológicas sejam necessárias, os resultados do nosso estudo mostram que o Matcha, que tem sido usado como agente medicinal por muitos anos, pode ser bastante benéfico para o corpo humano," disse o Dr. Kurauchi. "Esperamos que nossa pesquisa sobre o Matcha possa levar a benefícios de saúde em todo o mundo".

Chá Matcha

O chá Matcha é o pó finamente moído de folhas novas de arbustos de chá verde (Camellia sinensis) cultivados na sombra (90% de sombra).

Usado tanto como chá, quanto como aromatizante de comida, é crescente sua adoção em várias partes do mundo.

No Japão, os usos medicinais históricos para o Matcha incluem ajudar as pessoas a relaxar, prevenir a obesidade e o tratamento de condições da pele.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.