23/03/2020

Descoberta técnica ecológica para eliminar pernilongos

Redação do Diário da Saúde
Descoberta técnica ecológica para eliminar pernilongos
Um grande esforço de pesquisa tem gerado produtos inovadores para combater pernilongos e os vírus que eles transmitem.
[Imagem: Promip/Divulgação]

Receita contra os pernilongos

O sonho dos pesquisadores na área de doenças infecciosas em todo o mundo é criar uma maneira segura e não-tóxica de eliminar pernilongos e mosquitos transmissores de doenças.

Uma equipe do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e da Universidade do Novo México (EUA) pode ter encontrado uma maneira de fazer exatamente isso, uma técnica inovadora - e barata - que ataca as larvas de mosquitos e pernilongos diretamente nos criadouros.

Os ingredientes usados na técnica não poderiam ser mais simples: fermento de padaria comum e óleo de laranja.

Os óleos essenciais de plantas, como o óleo de laranja, têm propriedades inseticidas conhecidas. "As plantas o usam para se proteger de predadores, então estamos usando-os de uma maneira diferente," disse a pesquisadora Ivy Hurwitz.

Mas não basta juntar os ingredientes. Hurwitz e seus alunos descobriram uma maneira de injetar óleo essencial de laranja nas células de levedura. O óleo mata o fermento, mas pequenas gotas de óleo permanecem contidas dentro da parede celular resistente do fermento.

As células de levedura são lavadas para retirar o excesso de óleo e, em seguida, são secas para se transformar em pó. Esse pó é então misturado com água para criar uma solução que pode ser pulverizada nas lagoas e poças onde as larvas dos pernilongos eclodem e crescem.

Inseticida ecológico

Um detalhe importante é que as larvas de mosquitos e pernilongos parecem adorar mastigar a levedura. Só que elas não contavam com a astúcia dos pesquisadores, e sucumbem quando ingerem as células fúngicas carregadas de óleo.

"É um passo para deixarmos de usar os larvicidas que são mais prejudiciais aos seres humanos, como os organofosforados," disse Ivy. "Muitos mosquitos estão começando a desenvolver resistência a essas coisas."

O método mostrou-se eficaz contra os pernilongos Aedes aegypti, que transmitem dengue, chikunguya e zika.

Os pesquisadores brasileiros que fazem parte da equipe já começaram a testar o larvicida de levedura em estudos de campo controlados com cepas locais de larvas de mosquitos.

Os primeiros resultados confirmam que o método erradica praticamente todas as larvas, mas resta saber se isso será tão eficaz em um ambiente natural.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Yeast-encapsulated essential oils: a new perspective as an environmentally friendly larvicide
Autores: Michael J. Workman, Bruno Gomes, Ju-Lin Weng, Linnea K. Ista, Camila P. Jesus, Mariana R. David, Marcelo Ramalho-Ortigao, Fernando A. Genta, Scott K. Matthews, Ravi Durvasula, Ivy Hurwitz
Publicação: Parasites & Vectors
Vol.: 13, Article number: 19
DOI: 10.1186/s13071-019-3870-4
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Prevenção

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.