02/06/2023

Exame que identifica 50 tipos de câncer mostra primeiros resultados promissores

Redação do Diário da Saúde
Exame de sangue que identifica 50 tipos de câncer mostra resultados promissores
O teste Galeri é fabricado pela empresa Grail, sediado nos EUA.
[Imagem: Grail]

Teste de câncer Galeri

Os primeiros testes com um exame de sangue para detectar mais de 50 tipos de câncer têm mostrado resultados promissores.

O exame, chamado teste Galleri, identifica diferentes mutações em fragmentos do código genético (DNA) que são resultado de diferentes tipos de câncer.

Até o momento, o exame conseguiu identificar corretamente dois em cada três tipos de câncer em 5 mil pessoas que foram ao médico com sintomas suspeitos, na Inglaterra e no País de Gales.

Em 85% dos casos positivos, o teste também identificou a localização original do câncer.

Os sintomas mais comumente relatados, que levaram os pacientes testados ao médico, foram perda de peso inesperada (24,1%), alteração do hábito intestinal (22,0%), sangramento pós-menopausa (16,0%), sangramento retal (15,7%), dor abdominal (14,5%), dor (10,6%), dificuldade de deglutição (8,8%) e anemia (7,1%).

No ensaio clínico, chamado Symplify, 368 (6,7%) dos 5.461 pacientes tiveram o diagnóstico de câncer confirmado pelas técnicas tradicionais. Os diagnósticos de câncer mais comuns foram colorretal (37,2%), pulmão (22,0%), útero (8,2%), esôfago-gástrico (6,0%) e ovário (3,8%).

"A detecção precoce do câncer e a intervenção subsequente têm o potencial de melhorar muito os resultados dos pacientes. Novas ferramentas que podem agilizar o diagnóstico de câncer e potencialmente evitar investigações invasivas e caras são necessárias para triar com mais precisão os pacientes que apresentam sintomas de câncer inespecíficos," disse o Dr. Brian Nicholson, um dos responsáveis pelo ensaio clínico.

Falsos positivos e falsos negativos

O ensaio clínico ainda não chegou ao final. A avaliação da equipe até o momento é que se trata de um "trabalho em andamento", sendo que o teste ainda não se mostrou preciso o suficiente "para confirmar ou descartar o câncer", o que significa que ele vem funcionando como um indicador confiável, mas ainda sujeito a um grande número de falsos positivos e falsos negativos.

O Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) também está conduzindo um outro ensaio, aplicando o teste Galleri em milhares de pessoas sem sintomas, para ver se ele consegue detectar cânceres ainda sem sintomas. Os primeiros resultados deste outro ensaio deverão sair ainda neste ano.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Câncer

Diagnósticos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.