18/10/2022

Brasileiros criam material para tratar câncer ósseo

Com informações da Agência Fapesp
Brasileiros criam material para tratar câncer ósseo
Vidro bioativo com partículas magnéticas poderá ser aplicado como enxerto ósseo, auxiliando na regeneração do tecido e servindo como tratamento para o câncer dos ossos.
[Imagem: CDMF]

Hipertermia magnética

Cientistas brasileiros desenvolveram um material compósito multifuncional, formado por uma matriz de vidro bioativo com partículas magnéticas, com capacidade de regenerar o tecido ósseo.

Quando entra em contato com os fluidos biológicos, o material forma uma camada de hidroxicarbonato apatita (HCA), um mineral presente naturalmente no osso humano, que é cristalizado entre o vidro e o tecido ósseo, permitindo a fixação do compósito ao osso.

Além das cirurgias reconstrutivas, o material representa uma nova esperança para pacientes com câncer ósseo. Hoje, esses pacientes precisam passar pela remoção cirúrgica do tumor e, a seguir, por quimioterapia e radioterapia, para eliminar as células cancerígenas que restaram na área operada.

Essa estratégia, contudo, envolve efeitos colaterais que afetam fortemente a qualidade de vida do paciente.

Por essa razão, cientistas têm buscado desenvolver terapias mais efetivas e menos agressivas. Uma das possibilidades é a hipertermia magnética, que consiste em aquecer as células tumorais até aproximadamente 43°C. Isso desnatura proteínas importantes da célula tumoral, que é menos resistente ao calor do que a célula saudável, levando-a à morte.

O novo material permite fazer justamente isso.

"Nesse caso, o controle de temperatura é extremamente importante, uma vez que impede o superaquecimento local e, consequentemente, a destruição dos tecidos saudáveis adjacentes à área de tratamento. No geral, o óxido de ferro é o material mais utilizado nos estudos de hipertermia magnética. Contudo, a alta liberação de calor produzido por esse material é dificilmente controlada no interior do corpo, tornando-se uma desvantagem em relação às partículas magnéticas", explicou Geovana Santana, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Em fez do ferro, a equipe usou partículas magnéticas de manganita de lantânio dopada com estrôncio, incorporadas em diferentes concentrações na matriz vítrea bioativa. As partículas magnéticas são responsáveis pela produção de calor ao serem submetidas a um campo magnético externo, além de viabilizarem o controle da temperatura máxima alcançada.

Os testes comprovaram que o novo material compósito apresenta propriedades bioativas e magnéticas promissoras para aplicação em hipertermia de câncer ósseo, podendo ser utilizado como enxerto ósseo no tratamento cirúrgico e permitindo a ação dupla de aquecimento local e regeneração do osso.

Agora os pesquisadores pretendem otimizar o processo de geração de calor dos compósitos e estabilizar a temperatura gerada, além de avaliar qualquer risco de toxicidade do material.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Smart Bone Graft Composite for Cancer Therapy Using Magnetic Hyperthermia
Autores: Geovana L. Santana, Murilo C. Crovace, Ernesto E. Mazón, Adilson J. A. de Oliveira, Theo Z. Pavan, Edgar D. Zanotto
Publicação: Materials
Vol.: 15(9), 3187
DOI: 10.3390/ma15093187
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ossos e Articulações

Câncer

Cirurgias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.