
Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem
Cientistas espanhóis descobriram que gestos e entonação vocal (prosódia) são ferramentas de comunicação cruciais para aprimorar a compreensão da linguagem oral em crianças diagnosticadas com problemas de fala.
O Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) é uma condição que afeta cerca de duas crianças em cada sala de aula. Ele impede a aquisição e o uso eficaz da linguagem, mesmo que a criança não apresente outros problemas auditivos, intelectuais ou neurológicos. As crianças com TDL enfrentam dificuldades específicas no processamento da estrutura das frases e na compreensão de combinações e partes das palavras, o que prejudica a compreensão pragmática - a capacidade de entender o significado da linguagem em seu contexto.
Isso significa que, embora possam ouvir bem, as crianças com TDL têm dificuldade para interpretar o que está sendo realmente dito, especialmente em mensagens mais complexas ou não literais.
Comunicação multimodal
O estudo, que incluiu 45 crianças com desenvolvimento típico e 34 crianças com TDL (bilíngues em catalão e espanhol), mostrou que o uso do que os cientistas chamam de "pistas comunicativas multimodais" - essencialmente gestos com as mãos e entonações - representa um facilitador poderoso para a educação dessas crianças.
No caso da entonação, a pesquisa mostrou que a prosódia (os aspectos rítmicos e melódicos da fala, o que inclui a entonação) é suficiente para ajudar as crianças com TDL a compreender significados mais simples, como saber se o professor está fazendo uma pergunta ou uma afirmação.
No tocante aos gestos, o impacto foi muito mais significativo, sobretudo quando a mensagem exigia inferência ou envolvia um significado não literal - por exemplo, quando alguém diz "está frio aqui", querendo, na verdade, pedir para fechar a janela. Nesses casos, os gestos, como inclinar a cabeça ou usar movimentos manuais, foram decisivos para deixar a mensagem mais clara e eliminar a ambiguidade.
"Embora usar gestos seja útil para crianças com desenvolvimento típico, o benefício é mais acentuado em crianças com dificuldades de linguagem," reforçou o professor Albert Giberga, da Universidade Aberta da Catalunha.
Uso imediato
Os resultados sugerem uma aplicação prática imediata: Professores e fonoaudiólogos podem incorporar intencionalmente gestos e variações de entonação no ambiente escolar para melhorar a compreensão e as interações diárias das crianças com TDL.
Com base nesse sucesso, os pesquisadores já estão se preparando para dar o próximo passo: Investigar o papel dessas pistas multimodais (prosódia e gestos) na compreensão de crianças com autismo. Como a compreensão da linguagem oral é um componente linguisticamente afetado nessas crianças, a equipe irá avaliar qual tipo de pista é mais benéfica, expandindo o impacto dessa pesquisa para ajudar um grupo ainda maior de crianças a se comunicar de forma mais eficaz.
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