30/07/2019

Vêm aí os óculos com lentes autofocais

Redação do Diário da Saúde
Óculos com lentes autofocais corrigem melhor a presbiopia
A lente líquida ajusta-se automaticamente para focalizar o objeto que a pessoa está olhando.
[Imagem: Padmanaban et al. - 10.1126/sciadv.aav6187]

Lentes autofocais

Usando a tecnologia de rastreamento dos olhos para controlar automaticamente um par de lentes com capacidade de autofoco, engenheiros criaram um protótipo de óculos "autofocais", projetados para restaurar a visão adequada em pessoas que normalmente precisariam de lentes progressivas.

A presbiopia, um defeito de visão que atormenta a maioria das pessoas a partir dos 45 anos de idade, aparece porque as lentes naturais dos olhos - chamadas cristalino - perdem a elasticidade necessária para focalizar os objetos mais próximos.

Para a maioria das pessoas, felizmente, óculos de leitura são suficientes para superar a dificuldade. Para muitas, contudo, a única solução é usar lentes progressivas, ou multifocais, que têm o inconveniente de exigir que a pessoa alinhe a cabeça para enxergar adequadamente.

Uma lente artificial, capaz de focalizar os objetos de forma dinâmica, contudo, pode ser uma solução melhor.

"Mais de um bilhão de pessoas têm presbiopia e criamos um par de lentes autofocais que poderão um dia corrigir sua visão de forma muito mais eficaz do que os óculos tradicionais," disse Gordon Wetzstein, da Universidade de Stanford (EUA).

Por enquanto, o protótipo se parece com óculos de realidade virtual, mas a equipe espera simplificar as versões posteriores e torná-los aceitáveis para uso no dia a dia.

Óculos com lentes autofocais corrigem melhor a presbiopia
Funcionou, mas o protótipo precisará ganhar um visual aceitável e ser miniaturizado antes de se tornar um produto comercial.
[Imagem: Padmanaban et al. - 10.1126/sciadv.aav6187]

Óculos com foco automático

As lentes com autofoco funcionam de forma muito parecida com a lente do olho: lentes cheias de fluido dilatam-se e contraem-se à medida que o campo de visão muda. Sensores de rastreamento ocular usam uma técnica chamada triangulação para detectar para onde a pessoa está olhando e calcular a distância precisa até o objeto de interesse.

Tanto as lentes líquidas quantos os rastreadores oculares já existiam, mas a equipe desenvolveu o sistema de software que aproveita esses dados de rastreamento ocular para manter as lentes cheias de fluido em foco constante e perfeito.

O próximo passo será miniaturizar a tecnologia. Wetzstein acredita que poderá levar alguns anos para desenvolver óculos autofocais leves, energeticamente eficientes e elegantes. Mas ele está convencido de que as lentes autofocais são o futuro da correção da visão.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Equipamentos Médicos

Próteses

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.