14/03/2022

Otimismo melhora a saúde reduzindo seu estresse

Redação do Diário da Saúde

Reinterpretação do estresse

"Não se preocupe, seja feliz" é mais do que apenas uma letra de música.

Um crescente corpo de evidências científicas comprova uma associação entre otimismo e envelhecimento saudável, ainda que os mecanismos precisos como o otimismo afeta a saúde não estejam bem claros.

Um novo experimento mostrou alguns detalhes interessantes: Quando se trata de lidar com estressores do dia a dia, como tarefas domésticas ou discussões com outras pessoas, ser mais ou menos otimista não fez diferença na forma como voluntários mais velhos reagiram emocionalmente ou se recuperaram desses estressores.

Contudo, o otimismo melhorou o bem-estar emocional, limitando a frequência com que esses mesmos voluntários experimentam situações estressantes, eventualmente alterando o modo como eles interpretavam as situações.

Em outras palavras, o otimismo pode promover o bem-estar emocional limitando a frequência com que a pessoa otimista sente as situações como estressantes.

"Este estudo testou uma explicação possível, avaliando se pessoas mais otimistas lidam com o estresse diário de forma mais construtiva e, portanto, desfrutam de melhor bem-estar emocional," explicou a professora Lewina Lee, da Universidade de Boston (EUA).

Benefícios do otimismo para a saúde

Os pesquisadores acompanharam 233 voluntários mais velhos, que primeiro preencheram um questionário de otimismo, para servir como linha de base da personalidade desses voluntários.

Então, 14 anos depois, eles passaram por uma longa e detalhada etapa de avaliação - oito noites consecutivas, até três vezes ao longo de um período de oito anos -, quando relatavam estressores diários, juntamente com humores positivos e negativos.

Os pesquisadores descobriram que os voluntários mais otimistas relataram não apenas um humor negativo mais baixo, mas também um humor mais positivo (mais do que simplesmente não se sentirem negativos). Eles também relataram ter menos estressores que não estavam relacionados ao seu humor positivo mais alto, mas explicavam seus níveis mais baixos de humor negativo.

Embora os estudos confirmem cada vez mais a ideia do otimismo como um recurso que pode promover boa saúde e a longevidade, a ciência ainda sabe muito pouco sobre os mecanismos fisiológicos que fazem essa ponte, diferentemente do que acontece com o estresse, cujo impacto negativo em nossa saúde já foi bastante pesquisado.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Optimism, Daily Stressors, and Emotional Well-being Over Two Decades in a Cohort of Aging Men
Autores: Lewina O. Lee, Francine Grodstein, Claudia Trudel-Fitzgerald, Peter James, Sakurako S. Okuzono, Hayami K. Koga, Joel Schwartz, Avron Spiro, Daniel K. Mroczek, Laura D. Kubzansky
Publicação: Journals of Gerontology, Series B
Vol.: gbac025
DOI: 10.1093/geronb/gbac025
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Sentimentos

Qualidade de Vida

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.