14/01/2020

Plantas melhoram qualidade de vida de funcionários

Redação do Diário da Saúde
Plantas melhoram qualidade de vida de funcionários de escritório
Kokedama, ou bola de musgo, é uma antiga arte japonesa de cultivo de plantas sem vasos e envolvidas em musgos.
[Imagem: Masahiro Toyoda]

Plantas no escritório

Colocar uma plantinha do seu agrado sobre a mesa do seu escritório - e cuidar da plantinha - pode de fato melhorar seu bem-estar e ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente dos inevitáveis contratempos e desgostos do ambiente profissional.

Foi o que demonstraram Masahiro Toyoda e seus colegas da Universidade de Hyogo (Japão).

Segundo a equipe, esta é a primeira vez que se verificou cientificamente o grau de impacto psicológico e fisiológico induzido pelas plantas de interior: em vez de realizar experimentos em laboratório, os pesquisadores calcularam a redução do estresse de funcionários reais em escritórios reais.

Os 63 participantes puderam escolher um de seis tipos diferentes de pequenas plantas para manter em suas mesas, incluindo folhagens comuns, plantas de bonsai, cacto de São Pedro, kokedama etc. Feita a escolha, cada participante devia colocar o vaso próximo ao monitor do PC em sua mesa, de forma que a plantinha estivesse sempre à vista.

Quando as coisas davam errado, tudo o que os participantes deviam fazer era parar de pensar no problema, voltar-se para sua plantinha, cuidando dela ou regando-a, e dedicando pelo menos três minutos a essa tarefa. Num outro período de controle, as plantas simplesmente ficavam lá, sem qualquer intervenção, estivesse o clima emocional bom ou ruim.

Os melhores resultados vieram com a pequena interrupção para cuidar das plantas, com uma queda significativa nas medições de estresse e batimentos cardíacos, mas tanto o envolvimento ativo quanto o passivo foram considerados benéficos pelos participantes.

Toyoda e sua equipe sugerem aos empresários que pequenas plantas de interior podem ser econômicas e úteis nos esforços para melhorar as condições de trabalho para os funcionários de escritório. Além disso, para os cultivadores de plantas de interior e proprietários de empresas de varejo, o campo da saúde mental dos trabalhadores de escritório poderia abrir um novo mercado promissor.

A propósito, não houve diferenças nos resultados com os diferentes tipos de plantas. Assim, o conselho é que cada um escolha a planta que mais lhe agrada.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Potential of a Small Indoor Plant on the Desk for Reducing Office Workers’ Stress
Autores: Masahiro Toyoda, Yuko Yokota, Marni Barnes, Midori Kaneko
Publicação: HortTechnology
Vol.: 1-9
DOI: 10.21273/HORTTECH04427-19
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Qualidade de Vida

Trabalho e Emprego

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.