12/08/2025

Treinamento para policiais melhora relacionamento com a população

Redação do Diário da Saúde
Policiais podem ser treinados para serem mais justos e amigáveis com a população
"Nós observamos melhorias claras e consistentes na forma como os policiais abordavam seu trabalho."
[Imagem: Gerado por IA]

Treinamento em justiça processual

A violência policial, sobretudo em comunidades carentes, já chama tanto a atenção quanto a própria violência que a polícia deveria combater.

Mas será que é possível dar aos policiais um treinamento que melhore sua interação com as comunidades?

Pesquisadores da Universidade de Boston (EUA) e do Banco Mundial conduziram um dos maiores ensaios clínicos randomizados sobre uma intervenção para melhorar o comportamento policial, treinando quase 1.000 agentes na Cidade do México sobre princípios de justiça processual - a ideia de que a maneira como as pessoas são tratadas importa tanto quanto o resultado de suas interações com as autoridades policiais.

Os resultados? Melhorias enormes na forma como os policiais se relacionavam com o público.

Os policiais treinados demonstraram maior respeito, comunicação mais clara e redução da escalada de casos. Especificamente os comportamentos negativos - incluindo indiferença ou parcialidade - diminuíram significativamente. E essas mudanças persistiram por meses após o treinamento.

"Num momento em que a confiança pública na polícia está sob intenso escrutínio em todo o mundo, esta investigação oferece provas concretas de que a formação específica pode fazer uma diferença mensurável," disse o professor Rodrigo Canales, coordenador do trabalho.

Policiais mais gentis

Depois do treinamento, os pesquisadores usaram atores treinados se passando por cidadãos que precisavam de assistência policial para avaliar como os policiais lidavam com interações rotineiras. Aqueles que receberam treinamento em justiça processual foram visivelmente mais pacientes, neutros e transparentes.

Quatro princípios-chave impulsionaram essas mudanças:

  1. Saber ouvir - Os policiais ouviam antes de tomar decisões.
  2. Neutralidade - Eles tratavam as pessoas de forma justa, evitando preconceitos.
  3. Respeito - Todos os cidadãos eram tratados com dignidade.
  4. Confiabilidade - Os policiais explicavam suas ações, construindo credibilidade.

"Nós observamos melhorias claras e consistentes na forma como os policiais abordavam seu trabalho," disse Canales. "Não se trata apenas de políticas, mas também de interações humanas. Quando os policiais tratam as pessoas de forma justa, a confiança aumenta e o trabalho policial se torna mais eficaz."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Shaping Police Officer Mindsets and Behaviors: Experimental Evidence of Procedural Justice Training
Autores: Rodrigo Canales, Juan Francisco Santini, Marina González Magaña, Alexis Cherem
Publicação: Management Science
DOI: 10.1287/mnsc.2022.03243
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Violência

Comportamento

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.