10/01/2017

Qual é a melhor música para se concentrar no trabalho?

Com informações da BBC
Qual é a melhor música para se concentrar no trabalho?
Ouvir música faz o cérebro inteiro se iluminar, um fenômeno até agora sem equivalente em termos de atividade humana - os efeitos sobre o bem-estar e o comportamento são imediatos.
[Imagem: Vinoo Alluri]

Música no trabalho

Certo, ouvir música faz o cérebro inteiro se iluminar e pode até sincronizar cérebros e criar uma rede intercerebral.

Mas será que a música é uma ferramenta útil no ambiente de trabalho, sobretudo se ele for estressante e maçante?

De fato é, e os benefícios são muitos: a música ajuda os funcionários a relaxar, facilita a comunicação entre os trabalhadores, fomenta a criatividade e cria um ambiente mais relaxado.

Nos ambientes muito barulhentos, com muita gente falando, telefones tocando etc, a música certa ainda pode ajudar a melhorar a concentração dos funcionários, ainda que os efeitos da música pareçam ser maiores entre os homens.

Música instrumental para tarefas cognitivas

"A maioria das pessoas, ao menos em condições de escritório, realiza melhor suas funções quando fica em silêncio", explica o psicólogo Nick Perham, da Universidade de Cardiff (Reino Unido), um especialista no efeito que os sons têm em nossa habilidade cognitiva.

Mas a chave, esclarece ele, está na interação entre a tarefa a ser realizada e a natureza do som. Se o que temos que fazer requer "compreender um texto ou interpretar informação semântica, vários estudos mostram que, se o som de fundo tem fragmentos que podemos entender, isso é pior do que se escutarmos música sem palavras".

Nesse caso, o que acontece é um conflito entre a informação semântica que estamos tentando interpretar e a informação semântica do som que estamos tentando ignorar.

Isso significa que escutar música pode ajudar nosso poder de concentração, mas sempre quando a música for instrumental (sem letra) ou quando ela for de um idioma que não compreendemos. "Escutar música instrumental é tão bom quanto trabalhar em silêncio", disse Perham.

Qual é a melhor música para se concentrar no trabalho?
Poesia e música se equivalem para a mente.
[Imagem: Northumbria University]

Som branco

Daniel Levitin, que recentemente ilustrou suas descobertas mostrando como o cérebro de Sting se comporta ao ouvir música, concorda e reafirma que, quanto mais cativante for a música, pior ela será para a concentração; e se tem letra, afirma Levitin, ela complica muito as tarefas verbais.

No entanto, o "ruído de fundo" - a música - nem sempre tem um efeito negativo. Se são mais de três vozes, os sons "se anulam uns aos outros e se tornam acusticamente menos variáveis". "É uma espécie de ruído branco, um murmúrio e, nesse caso, nos distrai menos", afirma Perham.

Música contra o tédio

Já se a tarefa a ser executada for mais mecânica, como no caso de trabalhadores que realizam tarefas físicas e que não exigem muita habilidade mental, escutar músicas mais agitadas pode trazer benefícios. "Estudos feitos em fábricas há anos identificaram que a música pode melhorar o estado de ânimo e a motivação dos operários, que acabam fazendo melhor seu trabalho," disse Perham.

Curiosamente, isso também funciona no caso de cirurgias médicas, embora não o tempo todo, explica Levitin, que dá como exemplo o trabalho de um cirurgião que faz operações no cérebro.

"Nesse caso, a situação é semelhante à de um caminhoneiro que dirige por longas distâncias. Se tudo está bem, a tarefa em si (perfurar o crânio) é, de alguma maneira, chata e repetitiva, e você acaba precisando de algo que lhe mantenha psicologicamente estimulado", disse o especialista. A música, porém, deve parar uma vez que o médico começa a trabalhar diretamente no cérebro.

Personalidade

Outro fator a ser levado em conta é a personalidade de cada um.

"Há diferenças individuais e diferenças entre pessoas mais introvertidas e outras mais extrovertidas", explicou Perham. "Os extrovertidos se sentem mais confortáveis em ambientes mais barulhentos, enquanto os introvertidos preferem o contrário."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Concentração

Trabalho e Emprego

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.