01/09/2020

Quando seu rosto sorri, sua mente se torna mais positiva

Redação do Diário da Saúde
Quando seu rosto sorri, sua mente se torna mais positiva
Quando seus músculos dizem que você está feliz, é mais provável que você veja o mundo ao seu redor de uma forma mais positiva.
[Imagem: Unsplash]

Efeitos de um sorriso

O simples, e agradável, ato de sorrir pode induzir sua mente a ser mais positiva.

É o que garantem Fernando Marmolejo-Ramos e seus colegas da Universidade Sul da Austrália.

E nem precisa sorrir de verdade: A equipe avaliou que impacto teria um sorriso forçado sobre a percepção das expressões faciais e das expressões corporais.

Em ambos os cenários, um sorriso foi induzido pelos participantes segurando uma caneta entre os dentes, forçando seus músculos faciais a replicar o movimento de um sorriso.

Os resultados mostraram que a atividade muscular facial não apenas altera o reconhecimento das expressões faciais, mas também das expressões corporais, com ambas gerando emoções mais positivas.

"Quando seus músculos dizem que você está feliz, é mais provável que você veja o mundo ao seu redor de uma forma positiva," disse Ramos. "Em nossa pesquisa, nós descobrimos que, quando você pratica o sorriso forçadamente, estimula a amígdala - o centro emocional do cérebro - que libera neurotransmissores para estimular um estado emocionalmente positivo.

Finja até conseguir

Segundo a equipe, a descoberta traz informações importantes para a saúde mental.

"Para a saúde mental, isso tem implicações interessantes. Se pudermos enganar o cérebro para que ele perceba estímulos como 'felizes', então podemos usar esse mecanismo para ajudar a melhorar a saúde mental," disse Ramos.

O estudo também mostra que há uma forte ligação entre ação e percepção, ou entre corpo e mente.

"Em suma, os sistemas perceptivo e motor estão interligados quando processamos estímulos emocionalmente," disse Ramos. "Uma abordagem de 'finja' até conseguir pode merecer mais crédito do que esperávamos."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Your Face and Moves Seem Happier When I Smile
Autores: Fernando Marmolejo-Ramos, Aiko Murata, Kyoshiro Sasaki, Yuki Yamada, Ayumi Ikeda, José A. Hinojosa, Katsumi Watanabe, Michal Parzuchowski, Carlos Tirado, Raydonal Ospina
Publicação: Experimental Psychology
Vol.: 67, pp. 14-22
DOI: 10.1027/1618-3169/a000470
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Felicidade

Emoções

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.