28/09/2018

Seja sincero: Pessoas suportam verdade mais do que você pensa

Redação do Diário da Saúde

Custo da honestidade

A maioria das pessoas valoriza o princípio moral da honestidade.

Ao mesmo tempo, elas frequentemente evitam ser honestas com os outros em suas vidas cotidianas - Quem nunca contou uma mentira, ou uma meia-verdade, para superar uma situação social embaraçosa ou simplesmente para manter a harmonia?

Mas esta parece não ser a melhor saída porque as pessoas tipicamente encaram bem a verdade. Ou seja, você pode ser mais honesto do que imaginava ser possível sem sair detonando seus relacionamentos - para os propósitos deste estudo, os pesquisadores definem a honestidade como "falar de acordo com as próprias crenças, pensamentos e sentimentos".

Esta é a conclusão de Emma Levine (Universidade de Chicago) e Taya Cohen (Universidade Carnegie Mellon), que garantem que as pessoas superestimam significativamente os custos de conversas honestas.

Segundo elas, os medos de "ofender os outros com a verdade" são muitas vezes equivocados. Conversas honestas são muito mais agradáveis para as duas partes do que elas estimam que sejam, e quem está ouvindo uma conversa honesta reage menos negativamente do que se espera.

Fale a verdade

Em uma série de experimentos, as pesquisadoras exploraram as consequências previstas e as reais da honestidade na vida cotidiana.

Em um experimento de campo, os participantes foram instruídos a serem completamente honestos com todos em suas vidas por três dias. Em um experimento de laboratório, os participantes tiveram que ser honestos com uma pessoa conhecida, enquanto respondiam a perguntas de discussão pessoais e potencialmente difíceis. Um terceiro experimento instruiu os participantes a compartilhar honestamente o feedback negativo com o parceiro conhecido.

Em todos os experimentos, os indivíduos estimaram que a honestidade seria menos agradável e menos social para o outro do que realmente foi.

"Tomados em conjunto, esses resultados sugerem que evitar a honestidade pode ser um erro," escreveram as pesquisadoras. "Ao evitar a honestidade, os indivíduos perdem oportunidades que valorizam a longo prazo e que gostariam de repetir."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Sentimentos

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.