17/09/2018

Tomar aspirina todo dia traz risco para pessoas mais velhas

Com informações da BBC
Tomar aspirina todo dia traz risco para pessoas mais velhas
Já se sabia que o uso regular de aspirina pode fazer mais mal do que bem - além disso, o uso constante e diário da aspirina costuma provocar complicações gastrointestinais graves.
[Imagem: Cortesia Univ.Oxford]

Prevenção que vira risco

Uma nova e importante pesquisa feita nos Estados Unidos e na Austrália sugere que idosos em boas condições de saúde não devem tomar uma aspirina por dia, como já indicaram outros estudos, que vêm demonstrando que milhões podem estar recebendo receitas incorretas para prevenção cardiovascular.

Segundo a nova pesquisa, não há nenhum benefício em tomar aspirina todo dia se você é saudável e não sofreu derrame ou ataque cardíaco - nesses casos há benefícios porque a droga ajuda a diluir o sangue, evitando assim um novo episódio.

Algumas pessoas completamente saudáveis optam por tomar aspirina para diminuir as chances de ataque cardíaco ou derrame e há pesquisas contínuas sobre o uso desse medicamento para reduzir o risco de câncer.

Mas o novo estudo não encontrou benefícios para pessoas saudáveis com mais de 70 anos tomarem diariamente aspirina - pelo contrário, o medicamento aumentou o risco de hemorragias, sangramentos internos que podem levar à morte.

Especialistas descreveram os resultados como "muito importantes e definitivos", e alertaram contra a automedicação com aspirina.

A maioria das pesquisas sobre os benefícios da aspirina é realizada em pessoas na meia-idade, mas crescem as evidências de que os perigos aumentam à medida que envelhecemos. Mesmo entre os mais jovens, já se sabia que a aspirina não previne ataques cardíacos em todos os pacientes, com alguns experimentos concluindo que pessoas saudáveis não devem tomar aspirina de forma preventiva.

Aspirina apenas para doentes

O estudo foi feito com 19.114 pessoas nos EUA e na Austrália. Os voluntários tinham mais de 70 anos, boas condições de saúde e não possuíam histórico de problemas cardíacos.

Metade delas recebeu uma dose diária de aspirina em baixa dose por cinco anos.

As pílulas não reduziram o risco de problemas cardíacos e nem proporcionaram qualquer outro benefício para quem as tomou.

Ao contrário, a pesquisa, publicada na forma de três relatórios na revista científica New England Journal of Medicine, mostra que o uso da aspirina aumentou o número de grandes hemorragias estomacais entre os voluntários.

"Isso significa que milhões de idosos saudáveis em todo o mundo que estão tomando aspirina em doses baixas sem uma razão médica podem estar fazendo isso desnecessariamente, porque o estudo não mostrou nenhum benefício geral para compensar o risco de sangramento.

"Essas descobertas ajudarão a informar os médicos, que prescrevem há muito tempo essa droga, para eles saberem se devem recomendar a aspirina a pacientes saudáveis," disse o pesquisador John McNeil, da Universidade Monash.

O estudo também descobriu um aumento nas mortes por câncer, embora os pesquisadores achem que isso precise de uma investigação mais aprofundada, já que vai contra outros resultados obtidos nessa área.

As descobertas não se aplicam a pessoas que tomam aspirina por já terem sofrido um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral - estas devem continuar a seguir os conselhos de seus médicos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Prevenção

Medicamentos

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.