08/11/2023

Tratamentos de canal serão mais rápidos substituindo brocas por martelos

Redação do Diário da Saúde
Tratamentos de canal serão mais rápidos substituindo brocas por martelos
Protótipo do "martelete de dentista", que usa um mecanismo piezoelétrico.
[Imagem: Fraunhofer IKTS]

Lima vibratória

Engenheiros alemães estão tentando substituir o tão temido "motorzinho" dos dentistas por um sistema mais eficiente e menos assustador.

Em lugar da broca rotativa de alta velocidade, o sistema usa um mecanismo vibratório, como se fosse um minúsculo martelo de alta velocidade.

Ao realizar procedimentos de tratamento de canal, por exemplo, os dentistas precisam inserir uma lima profundamente no canal radicular para remover o tecido inflamado. Acontece que a lima rotativa rapidamente fica emplastada e precisa ser limpa regularmente, causando incômodo e aumentando o tempo necessário para o procedimento.

Em vez de um motor, o novo atuador é baseado em um material piezoelétrico, um material especial que se expande quando recebe uma corrente elétrica - aplique uma corrente alternada e ele ficando pulsando continuamente. Com isto, o procedimento de limpeza do canal radicular pode ser feito de modo parecido ao que faríamos usando uma lima manual - só que muito mais rapidamente. E com a vantagem de a lima não ter suas ranhuras entupidas o tempo todo.

"Ao substituir a rotação pela vibração axial, a lima fica obstruída menos rapidamente, o que significa que não precisa ser limpa com tanta frequência. Os dentistas podem então se concentrar muito mais em seu trabalho complexo no canal radicular. O risco de quebra da lima também é reduzido. Para os pacientes, isso significa que o tratamento do canal radicular termina muito mais rapidamente," disse o Dr. Holger Neubert, do Instituto Fraunhofer de Tecnologias e Sistemas Cerâmicos.

Os atuadores baseados em piezocerâmica oferecem outras vantagens: Eles são pequenos e compactos, funcionam com rapidez e precisão, são fáceis de controlar e quase não esquentam. Por causa disso, a equipe conseguiu tornar o dispositivo portátil pequeno o suficiente para caber facilmente nos espaços mais estreitos da boca dos pacientes.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Saúde Bucal

Higiene Pessoal

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.