15/08/2012

Bactericida em produtos de higiene causa danos ao coração e músculos

Redação do Diário da Saúde
Triclosan: bactericida em produtos de higiene causa danos ao coração e músculos
Apesar de usado em produtos de higiene pessoal, a estrutura química do triclosan tem similaridades com outros produtos químicos tóxicos, o que fez com que especialistas o cataloguem na classe dos contaminantes emergentes.
[Imagem: UC Davis]

Triclosan

O triclosan, um composto químico bactericida, usado largamente em sabonetes e vários outros produtos de higiene pessoal, inibe as contrações musculares em nível celular.

O estudo feito em animais de laboratório mostrou uma redução dramática na capacidade muscular, inclusive do coração.

"Os efeitos do triclosan na função cardíaca foram realmente dramáticos," disse Nipavan Chiamvimonvat, da Universidade da Califórnia (EUA). "Embora o triclosan não seja regulamentado como medicamento, esse composto age como um potente depressivo cardíaco em nossos modelos."

A conclusão é que o composto, usado com bactericida em produtos de higiene pessoal, pode fazer muito mais mal do que bem - e não apenas para o homem, mas também para outras formas de vida no meio ambiente.

Músculos e coração

Os pesquisadores descobriram que o triclosan prejudica a contração muscular e esqueletal de animais vivos. Camundongos apresentaram uma redução de 25% na função cardíaca, medida 20 minutos depois de os animais terem sido expostos ao agente químico.

Eles também apresentaram uma redução de 18% na força muscular 60 minutos após a exposição.

Como o químico é liberado pelo corpo humano e pela lavação dos tecidos, os pesquisadores queriam avaliar seu impacto também sobre a vida aquática. Peixes expostos ao triclosan na água tiveram uma significativa redução na capacidade de nadar, mesmo em testes quando eles tinham que fugir de predadores.

"As agências regulatórias definitivamente precisam reconsiderar se ele deve ser permitido em produtos de consumo," afirmou Isaac Pessah, coautor do estudo.

Contaminante emergente

O triclosan é usado como antibacteriano em produtos como sabonetes, desodorantes, enxaguadores bucais, pastas de dentes etc., mas também em outros produtos de uso pessoal, como roupas de cama, carpetes e até sacolas e bolsas.

Seu uso tão disseminado fez com que ele atingisse níveis detectáveis em águas subterrâneas e organismos aquáticos, de peixes a algas, assim como na urina, sangue e leite humanos.

O triclosan está entre os compostos químicos detectados na água potável de 16 capitais brasileiras.

Outro estudo mostrou que pessoas jovens muito expostas a sabonetes antibacterianos contendo triclosan podem sofrer mais alergias.

Pesquisas anteriores já haviam ligado o triclosan a outros efeitos danosos sobre a saúde, incluindo interrupção da atividade hormonal do sistema reprodutivo e da sinalização celular no cérebro.

A estrutura química do triclosan tem similaridades com outros produtos químicos tóxicos, o que fez com que especialistas o cataloguem na classe dos contaminantes emergentes.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Higiene Pessoal

Contaminação

Bactérias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.