30/03/2023

Use a idade, não o peso, para rastrear o diabetes

Redação do Diário da Saúde
Use a idade, não o peso, para rastrear o diabetes
Diabetes: Tratamento exagerado também faz mal.
[Imagem: Mayo Clinic/Divulgação]

Diabetes sem sobrepeso

A mais recente recomendação para diagnosticar o diabetes na população pode surpreender: Foque na idade, e não do peso da pessoa.

"Pode soar contra-intuitivo porque pensamos em excesso de peso ou obesidade como a principal causa do diabetes," comentou o professor Matthew O'Brien, da Universidade Northwestern (EUA). "Mas se tomarmos decisões sobre o teste de diabetes com base no peso, perderemos algumas pessoas de grupos raciais e étnicos minoritários que estão desenvolvendo pré-diabetes e diabetes com pesos mais baixos."

Ao rastrear todos os adultos na faixa etária entre 35 e 70 anos, a equipe do professor O'Brien identificou a maior proporção dos adultos com pré-diabetes e com diabetes quando deixou de lado a segmentação por peso corporal - o exame foi feito em todos os adultos, independentemente do peso.

No geral, 81% dos adultos com pré-diabetes não sabem que têm a doença e 23% dos casos de diabetes permanecem sem diagnóstico. Até 70% dos adultos com pré-diabetes acabarão por desenvolver a doença.

Um diagnóstico tardio significa que a doença é mais difícil de controlar e os indivíduos são mais propensos a desenvolver complicações de diabetes no coração, olhos e rins, além de ter um risco maior de morrer.

"O diabetes é uma condição na qual persistem disparidades raciais e étnicas inaceitáveis," disse O'Brien. "É por isso que precisamos de uma abordagem de triagem que maximize a equidade. Se pudermos encontrar todos antes, isso nos ajudará a reduzir essas disparidades e os maus resultados que se seguem."

A maior incidência de diabetes em pessoas sem sobrepeso ocorreu entre os descendentes de populações asiáticas.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Screening for Prediabetes and Diabetes: Clinical Performance and Implications for Health Equity
Autores: Matthew J. O'Brien, Yan Zhang, Stacy C. Bailey, Sadiya S. Khan, Ronald T. Ackermann, Mohammed K. Ali, Stephen R. Benoit, Giuseppina Imperatore, Christopher S. Holliday, Kai McKeever Bullard
Publicação: American Journal of Preventive Medicine
DOI: 10.1016/j.amepre.2023.01.007
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Diagnósticos

Prevenção

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.