13/03/2019

Acupressão alivia efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama

Redação do Diário da Saúde
Acupressão alivia efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama
A acupressura superou o tratamento padrão usado para aliviar os efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama.
[Imagem: University of Michigan Rogel Cancer Center]

Autotratamento

A acupressão, ou acupressura, pode ser uma solução caseira de baixo custo para um conjunto de efeitos colaterais persistentes que perduram após o término do tratamento do câncer de mama.

Pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) relataram em 2016 que a acupressão ajuda a reduzir a fadiga em sobreviventes do câncer de mama.

Agora, a mesma equipe analisou os efeitos da técnica derivada da acupuntura para tratar os sintomas que frequentemente acompanham a fadiga nessas pacientes: dor crônica, ansiedade, depressão e sono insuficiente.

A acupressão melhorou todos esses sintomas em comparação com o tratamento padrão.

No estudo, as pacientes que relataram fadiga foram distribuídas aleatoriamente para um de dois tipos de acupressão ou para o tratamento tradicional, que inclui as abordagens típicas de gerenciamento do sono. A técnica foi ensinada às próprias pacientes, que deviam encontrar e estimular os pontos de acupuntura, de forma que pudessem realizar o tratamento em casa uma vez por dia durante seis semanas.

Após as seis semanas, a acupressão relaxante mostrou-se significativamente melhor do que acupressão estimulante ou o tratamento padrão para melhorar os sintomas depressivos e o sono. Os dois tipos de acupressão foram mais eficazes do que os cuidados padrão para melhorar a ansiedade, a gravidade da dor e a dor que interfere na vida diária.

"Se você tem uma pessoa que está fatigada e deprimida, seria a conclusão óbvia usar a acupressão relaxante. Para ansiedade ou dor, qualquer abordagem pode funcionar," disse a pesquisadora Suzanna Maria Zick, que publicou os resultados na revista médica Cancer Spectrum.

Acupressão

A acupressão, que é uma técnica derivada da medicina tradicional chinesa, envolve aplicar pressão com os dedos, polegares ou com um dispositivo em pontos específicos do corpo.

Os pesquisadores testaram dois tipos de acupressão: acupressão relaxante, que é tradicionalmente usada para tratar a insônia, e acupressão estimulante, que é usada para aumentar a energia. As duas técnicas diferem em quais pontos do corpo são estimulados.

A acupressão é uma opção atraente porque pode ser feita em casa com efeitos negativos mínimos, como pequenos hematomas nos locais onde a pressão é aplicada. O estudo mostrou que as mulheres podem aprender a aplicar a pressão correta nos pontos apropriados.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Acupuntura

Terapias Alternativas

Câncer

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.