07/05/2014

Alerta sobre poliomielite não preocupa Brasil, diz Ministério da Saúde

Com informações da Agência Brasil

Em reação à decretação do estado de emergência mundial devido à poliomielite, feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde informou que o Brasil não precisa de medidas adicionais contra a doença.

Não há registros de casos de pólio no país desde 1990. O ministério acrescentou que o país recebe, anualmente, certificado da OMS pela eliminação da doença.

A recomendação feita pelo Ministério da Saúde é que brasileiros mantenham a caderneta de vacinação atualizada antes de viajarem para o Afeganistão, Camarões, Guiné Equatorial, Etiópia, Israel, Nigéria, Paquistão, Somália e para a Síria, países que tiveram circulação do vírus registrada, nos últimos meses.

A imunização contra a poliomielite é gratuita e pode ser feita nos postos de saúde.

Anualmente, a campanha de vacinação contra a poliomielite tem pelo menos 95% de imunização do público-alvo.

O Ministério da Saúde ressaltou que monitora permanentemente a situação epidemiológica da doença em outros países.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Vacinas

Epidemias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.