14/05/2020

Aromaterapia reduz estresse durante pandemia: Em casa ou no hospital

Redação do Diário da Saúde
Aromaterapia reduz estresse durante pandemia: Em casa ou no hospital
A aromaterapia pode aliviar o estresse da equipe de enfermagem, dos pacientes, dos familiares e de qualquer um preocupado com a pandemia.
[Imagem: Jennifer Shephard/West Virginia University]

Cheiro de tranquilidade

Mesmo em circunstâncias normais, a enfermagem é uma profissão estressante. A pandemia de covid-19 apenas exacerbou isso e trouxe o asssunto ao conhecimento do público.

A boa notícia é que há uma forma simples, fácil e agradável para que enfermeiras e enfermeiros enfrentem a síndrome do esgotamento profissional. E, melhor ainda, uma forma que pode e deve ser usada pela população em geral.

Marian Reven e seus colegas da Escola de Enfermagem da Universidade da Virgínia (EUA) mostraram que a aromaterapia pode reduzir as sensações de estresse, ansiedade, exaustão e sobrecarga das enfermeiras e enfermeiros no trabalho.

"Se pudermos melhorar as reservas emocionais de nossos enfermeiros e dar-lhes mais resiliência usando aromaterapia - dar a eles um lugar para fazer uma pausa, concentrar a mente - estaremos fazendo uma coisa boa no outro extremo, melhorando o atendimento ao paciente," disse Marian.

Aromaterapia para enfermeiros

Em uma intervenção de oito semanas, a pesquisadora forneceu adesivos de aromaterapia para as enfermeiras, que os colaram nos crachás de identificação pendurados em volta do pescoço.

Os adesivos foram infundidos com uma mistura cítrica de óleos essenciais: limão, laranja, tangerina, toranja rosa, capim-limão, limão e hortelã-pimenta. Toda uma pesquisa prévia foi feita para selecionar essa combinação de cheiros.

"Sentei-me com pessoas do Instituto de Câncer da universidade e sentimos o cheiro de diferentes misturas de óleo," contou Marian. "Quando [os pacientes] cheiraram essa mistura, o rosto de todos se iluminou e eles ficaram imediatamente felizes."

As enfermeiras e enfermeiros participantes da intervenção usaram os adesivos de aromaterapia em seus crachás por períodos de quatro a oito horas, em oito ocasiões separadas, enquanto trabalhavam no centro de infusão no centro oncológico, onde são tratadas infecções graves ou crônicas que não responderam aos antibióticos orais.

"Os enfermeiros de oncologia enfrentam um tipo de estresse único," disse Marian. "Existem tantos tipos de câncer considerados doenças crônicas que os enfermeiros do centro de infusão de oncologia provavelmente veem essas pessoas há anos, em vez de meses. Eles os conhecem. Eles investem muito em suas vidas".

Aromaterapia reduz estresse durante pandemia: Em casa ou no hospital
Só recentemente foram descobertos os efeitos fisiológicos dos aromas.
[Imagem: Wikimedia Commons]

Os participantes sentiram-se significativamente menos estressados, menos ansiosos, menos cansados e menos sobrecarregados depois de usar os adesivos de aromaterapia. Os níveis de ansiedade e fadiga relatados caíram 40%, e os níveis de estresse e a sensação de estarem sobrecarregados diminuíram em 50%.

Aromaterapia para todos

A aromaterapia também pode melhorar o humor dos pacientes, principalmente durante a pandemia da covid-19, quando os pacientes do hospital não podem receber visitantes, diz a pesquisadora.

Isso é importante porque a solidão não é apenas desagradável - é também um preditor de depressão, declínio funcional e até mortalidade.

Os resultados da pesquisa também sugerem que a aromaterapia possa fazer com que as pessoas em quarentena em casa, ou mesmo as que continuam trabalhando. sintam-se melhor à medida que se abrigam para impedir a disseminação do SARS-CoV-2.

Além disso, um adesivo pendurado no pescoço não é a única maneira de usar óleos essenciais: Pode-se usar um difusor de óleos essenciais ou simplesmente adicionar uma gota de óleo essencial de lavanda puro a uma colher de chá de loção.

E você nem mesmo precisa sair para comprar nada de especial para aproveitar os benefícios da aromaterapia: Itens domésticos comuns, usados durante as tarefas domésticas, podem ser suficientes.

"Assar é aromaterapia," disse Marian. "Cortar uma laranja é aromaterapia. Precisamos de aromaterapia o tempo todo."

Checagem com artigo científico:

Artigo: West Virginia University Oncology Nurses Don Aromatherapy Patches: A Pilot Feasibility Study
Autores: Marian Reven, Janelle Humphrey-Rowan, Nina F Moore
Publicação: International Journal of Professional Holistic Aromatherapy
Vol.: 8, Issue 4
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terapias Alternativas

Felicidade

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2020 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.