24/03/2011

Atlas da vacina BCG mostra luta contra tuberculose

Redação do Diário da Saúde
Atlas da vacina BCG mostra luta contra tuberculose
Pesquisadores canadenses acabam de lançar Atlas Mundial da BCG, uma espécie de mapa-múndi interativo onde é possível consultar as políticas de vacinação ao redor do planeta.
[Imagem: Zwerling et al./Plos Medicine]

Dia Mundial da Tuberculose

A tuberculose continua representando uma grande ameaça à saúde global.

Uma pessoa é infectada com o bacilo da tuberculose no mundo a cada segundo.

Todo ano, mais de 9 milhões de pessoas desenvolvem a tuberculose ativa e cerca de 2 milhões perdem a vida por causa dela.

Hoje, 24 de Março, é celebrado o Dia Mundial da Tuberculose.

Vacina BCG

A vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) criada em 1921, continua a ser a única vacina utilizada para prevenir a tuberculose.

Apesar de quase um século de utilização, a vacina ainda é controversa, com variações bem documentadas em termos de eficácia ao redor do mundo.

Essas variações levam também a mudanças nas práticas de vacinação nos diversos países e ao longo do tempo.

Para documentar esse processo, pesquisadores canadenses acabam de lançar Atlas Mundial da BCG, uma espécie de mapa-múndi interativo onde é possível consultar as políticas de vacinação ao redor do planeta.

Atlas Mundial da BCG

"O Atlas foi desenvolvido para ser uma ferramenta útil para os médicos, pesquisadores e formuladores de políticas," declarou o Dr. Madhukar Pai, da Universidade McGill. "Ele terá implicações importantes no diagnóstico e no tratamento da tuberculose e na pesquisa que está sendo feita no desenvolvimento de uma nova vacina contra a tuberculose".

O Atlas Mundial da BCG é mais do que um mapa, é um site interativo, de acesso livre, com informações detalhadas sobre as políticas passadas e atuais de luta contra a tuberculose e de práticas de vacinação da BCG em mais de 180 países.

Os médicos precisam estar cientes das diferentes políticas de aplicação da vacina BCG em diferentes partes do mundo, bem como das alterações nessas políticas ao longo do tempo, especialmente quando se trata de adultos nascidos no estrangeiro que foram vacinados quando crianças e que não possuem mais seus registros pessoais de vacinação.

A vacina BCG pode causar falsos positivos no teste de pele que é rotineiramente usado para triagem de tuberculose latente.

O Atlas Mundial da BCG poderá ser consultado no endereço www.bcgatlas.org.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Epidemias

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.