07/02/2024

Bandagem óssea elétrica regenera ossos quebrados

Redação do Diário da Saúde
Bandagem óssea
O material promove ativamente o crescimento ósseo.
[Imagem: Soyun Joo et al. - 10.1021/acsami.3c12575]

Curativo para ossos

Pesquisadores coreanos criaram um material de suporte capaz de promover o crescimento dos ossos após fraturas ou cirurgias.

A regeneração óssea é um processo complexo e os métodos existentes para auxiliar a regeneração, incluindo transplantes e transmissões de fatores de crescimento, são caras demais para terem uso generalizado.

Soyun Joo e colegas do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia foram então buscar inspiração no próprio corpo humano, criando um material biomimético à base de hidroxiapatita, um fosfato de cálcio encontrado nos ossos e nos dentes. É um mineral biocompatível também conhecido por prevenir cáries dentárias, sendo frequentemente usado em cremes dentais.

Mas a principal inovação está na integração do mineral de cálcio com um material piezoelétrico, um material que gera eletricidade quando pressionado. Essa energia também imita a bioeletricidade, otimizando a regeneração óssea e melhorando a fusão dos ossos em caso de fratura.

Os pesquisadores desenvolveram um processo de fabricação que funde a hidroxiapatita e o material piezoelétrico em um filme de polímero, criando uma estrutura flexível parecida com um curativo. Esse curativo apresentou uma capacidade notável para promover a regeneração óssea, o que foi demonstrado tanto em culturas celulares quanto in vivo em ratos.

"Nós desenvolvemos um material compósito piezoelétrico baseado em hidroxiapatita que pode atuar como uma 'bandagem óssea' através de sua capacidade de acelerar a regeneração óssea. Esta pesquisa não apenas sugere uma nova direção para o projeto de biomateriais, mas também é significativa por ter explorado os efeitos da piezoeletricidade e das propriedades superficiais na regeneração óssea," disse o professor Seungbum Hong.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Piezoelectrically and Topographically Engineered Scaffolds for Accelerating Bone Regeneration
Autores: Soyun Joo, Yonghyun Gwon, Soyeon Kim, Sunho Park, Jangho Kim, Seungbum Hong
Publicação: Applied Materials and Interfaces
DOI: 10.1021/acsami.3c12575
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ossos e Articulações

Fraturas

Equipamentos Médicos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.