Brasil tem 1,6 mil casos de sarampo confirmados

Volta do sarampo

Pelo último levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, estão confirmados 1.673 casos de sarampo em todo o país.

Outros 7.812 casos suspeitos estão sendo investigados.

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas são 1.326 casos e 7.738 em investigação; e em Roraima, com 301 casos da doença, sendo que 74 continuam em investigação.

"Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017. Alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (2), Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (18); Rondônia (2), Pernambuco (4) e Pará (2)," diz a nota do Ministério.

Até o momento, foram confirmados oito óbitos por sarampo, sendo quatro em Roraima (três estrangeiros e um brasileiro) e quatro no Amazonas (todos brasileiros, sendo dois do município de Manaus e dois do município de Autazes).

Dados preliminares do sistema de informação do Programa Nacional de Imunização, alimentado pelos estados, indicam que a média nacional de vacinação para sarampo atingiu a marca dos 94,7%.


Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Vacinas

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2018 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.