03/03/2021

Calvície: Cabelo a partir de células-tronco renasce como cabelo natural

Redação do Diário da Saúde
Calvície: Cabelo a partir de células-tronco renasce como cabelo natural
Não é apenas um cabelo artificial que cresce: Ele cresce, morre e renasce.
[Imagem: Makoto Takeo et al. - 10.1038/s41598-020-80624-3]

Tratamento definitivo para a calvície?

Pesquisadores japoneses descobriram uma receita para regeneração contínua de cabelos ao desenvolver folículos capilares a partir de células-tronco do folículo piloso.

Makoto Takeo e seus colegas do Instituto RIKEN identificaram uma população crítica de células-tronco do folículo capilar na pele e então desenvolveram uma receita para a regeneração cíclica do cabelo em laboratório.

Para testar, eles pegaram pelos e células do bigode de camundongos e os cultivaram em laboratório com outros "ingredientes" biológicos.

O difícil foi encontrar os ingredientes corretos: Takeo testou 220 combinações de substâncias, até obter uma combinação de um tipo de colágeno com cinco fatores, que ele chamou de "meio de cultura NFFSE" - o meio NFFSE levou à maior taxa de multiplicação de células-tronco no menor período de tempo.

Não é a primeira vez que cientistas conseguem cultivar cabelo humano a partir de células-tronco, mas é a primeira vez que o cabelo fruto da engenharia genética se renova, seguindo todos os ciclos de vida e morte do cabelo natural.

Ciclos do crescimento do cabelo

O crescimento do cabelo em mamíferos é um processo cíclico contínuo, no qual o cabelo cresce, cai e cresce novamente. O crescimento ocorre na fase anágena e o cabelo cai na fase telógena. Portanto, um tratamento de regeneração capilar bem-sucedido deve produzir cabelos que passem por todos os ciclos.

Para testar se as células-tronco cultivadas no meio NFFSE produziam cabelos que de fato crescem em ciclos, os pesquisadores observaram os fios regenerados por várias semanas.

Eles constataram que 81% dos folículos capilares gerados no meio NFFSE passaram por pelo menos três ciclos capilares e produziram cabelos normais. Em contraste, 79% dos folículos cultivados no meio padrão, usado por outros pesquisadores, produziram apenas um ciclo capilar.

"Nosso sistema de cultura estabelece um método para regeneração cíclica de folículos capilares a partir de células-tronco de folículos capilares e ajudará a tornar a terapia de regeneração de folículos capilares uma realidade em um futuro próximo," disse o professor Takashi Tsuji.

Como os testes pré-clínicos de segurança animal usando essas células cultivadas foram concluídos em 2019, a próxima etapa do processo são os ensaios clínicos, abrindo caminho para um tratamento definitivo contra a calvície.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Expansion and characterization of epithelial stem cells with potential for cyclical hair regeneration
Autores: Makoto Takeo, Kyosuke Asakawa, Koh-ei Toyoshima, Miho Ogawa, JingJing Tong, Tarou Irié, Masayuki Yanagisawa, Akio Sato, Takashi Tsuji
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 11, Article number: 1173
DOI: 10.1038/s41598-020-80624-3
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Células-tronco

Higiene Pessoal

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.