24/11/2010

Células-tronco melhoram cicatrização de queimaduras graves

Felipe Maeda Camargo - Agência USP
Células-tronco melhoram cicatrização de queimaduras graves
As células mesenquimais foram obtidas de medula óssea de ratos.
[Imagem: Carolina Caliari Oliveira/Ag.USP]

Célula-tronco contra queimadura

A célula-tronco mesenquimal, que vem de um precursor da medula óssea, acelera a cicatrização de feridas geradas por queimaduras graves.

O estudo, realizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. utilizou as células-tronco em ratos que tinham queimaduras de terceiro grau em aproximadamente 40% da superfície corporal.

Enquanto no grupo de controle os animais que não receberam as células-tronco tiveram uma porcentagem de cicatrização de 80%, no primeiro grupo quase todos tiveram 100% da superfície queimada cicatrizada em um período de 60 dias.

"O efeito se deve ao uso das células-tronco mesenquimais, que são responsáveis por gerar tecidos da linhagem mesodérmica, como osso, cartilagem, músculo e derme", explica a bióloga Carolina Caliari Oliveira, autora da pesquisa.

Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica

A pesquisadora comenta que ainda não se sabe exatamente como a célula-tronco atua no corpo de modo a agilizar a cicatrização. Uma das hipóteses está relacionada a um dos efeitos que a célula ocasiona.

Carolina percebeu que os animais tratados apresentaram maior quantidade de tecido de granulação (tecido provisório que é formado quando há alguma lesão) e de vasos sanguíneos na região queimada após o tratamento, o que pode ajudar na cicatrização.

Além da cicatrização mais rápida, os animais tratados também apresentaram melhorias quanto a outros efeitos de queimadura grave.

"A queimadura dessa gravidade comumente causa efeitos sistêmicos como hipermetabolismo e a Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRS), que é uma inflamação exagerada. Em um segundo momento, o grande queimado desenvolve imunossupressão sistêmica, que diminui a resposta imunológica do paciente, deixando-o sujeito a infecções graves", aponta Carolina.

Além disso, observou-se que, no sétimo dia após a queimadura, os ratos tratados mantiveram o equilíbrio de células do sistema imunológico. Segundo Carolina, a manutenção do equilíbrio entre as células TCD4 e TCD8, ambos linfócitos, é importante para um bom prognóstico do paciente queimado: "Após queimaduras graves, a quantidade de linfócitos TCD8 pode aumentar consideravelmente, o que não é bom para o paciente. As células mesenquimais podem ter auxiliado no equilíbrio original deles, com mais TCD4 e menos TCD8".

Células-tronco mesenquimais

As células-tronco mesenquimais usadas advieram de medulas ósseas de camundongos, as quais foram cultivadas em laboratório. Elas são colocadas em placas de cultivo feitas de plástico. Quando cultivadas em um meio de cultura especial, após alguns dias e certos procedimentos, somente as células mesenquimais aderem ao plástico das placas de cultivo. Depois, aplicam-se com uma seringa as células-troncos mesenquimais ao redor das regiões queimadas.

A bióloga destaca que seu estudo foi o primeiro a testar as células mesenquimais em modelo experimental de queimaduras graves. Sobre a aplicação em seres humanos, ela comenta que "o modelo experimental não é perfeito, mas é a melhor ferramenta que dispomos para mimetizar o que acontece com seres humanos".

A bióloga pretende dar continuidade ao seu estudo em seu doutorado pela FMRP: "A ideia agora é utilizar células mesenquimais de seres humanos, que podem ser obtidas da veia do cordão umbilical e do tecido adiposo".

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Queimaduras

Células-tronco

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.