23/02/2022

Nosso cérebro tem vários mapas do nosso corpo

Redação do Diário da Saúde
Nosso cérebro tem vários mapas do nosso corpo
O experimento mostrou que existem múltiplas - pelo menos duas - representações corporais em nossa mente.
[Imagem: Kazumichi Matsumiya/Tohoku University]

GPS do corpo

Nosso cérebro mapeia nosso corpo para facilitar o controle motor; distúrbios desse mapa corporal resultam em déficits motores.

Por mais de um século, os cientistas acreditaram que um único mapa corporal se aplicava a todos os tipos de ações motoras. No entanto, experimentos recentes começaram a lançar dúvidas sobre como o mapa corporal funciona quando executamos ações motoras diferentes, como mover os olhos e as mãos ao mesmo tempo.

E isso tem efeitos práticos importantes. Por exemplo, pacientes com disfunção motora têm anormalidades nas mãos e pés que são sentidas no cérebro; a reabilitação tradicional leva em conta as disfunções físicas, mas a recuperação dos aspectos neurológicos não é visível, é subjetiva.

O professor Kazumichi Matsumiya, da Universidade de Tohoku (Japão), descobriu agora que o problema não está com a teoria do mapa corporal; a questão é que o corpo usa vários mapas corporais diferentes, e usa cada um conforme a necessidade do sistema motor.

Mapas corporais

Para revelar mais por trás do nosso mapa corporal, Matsumiya organizou um experimento em que os participantes foram instruídos a apontar para várias partes da mão direita com o dedo indicador da mão esquerda, enquanto simultaneamente seguiam o movimento do seu dedo com os olhos.

Isso permitiu medir a percepção da mente da mão direita para os olhos e os movimentos da mão esquerda.

Embora o olho e a mão esquerda estivessem apontando para os mesmos pontos, a imagem do apontador era mais distorcida, demonstrando a existência de um mapa corporal separado.

"Os participantes direcionaram simultaneamente os movimentos dos olhos e das mãos para a mesma parte do corpo. Esses dois movimentos foram guiados por diferentes mapas corporais. Essa descoberta demonstra múltiplas representações específicas do sistema motor do esquema corporal, sugerindo que a escolha do sistema motor em direção ao próprio corpo pode determinar qual dos mapas corporais do cérebro é observado. Isso pode oferecer uma nova maneira de visualizar o esquema corporal dos pacientes," escreveu Matsumiya.

Nosso cérebro tem vários mapas do nosso corpo
O pesquisador pretende idealizar novos experimentos para identificar novos mapas corporais.
[Imagem: Kazumichi Matsumiya - 10.1073/pnas.2112318119]

Disfunções motoras

O pesquisador espera que suas descobertas contribuam para o desenvolvimento de novas técnicas de diagnóstico para disfunções motoras.

"A população está envelhecendo rapidamente, por isso estamos experimentando um aumento acentuado no número de pacientes com disfunções motoras. Uma melhor compreensão de como os corpos dos pacientes são percebidos por suas mentes ajudará a construir uma técnica de reabilitação mais eficaz," concluiu.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Multiple representations of the body schema for the same body part
Autores: Kazumichi Matsumiya
Publicação: Proceedings of the National Academy of Sciences
DOI: 10.1073/pnas.2112318119
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Mente

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.