15/09/2023

Cientistas começam teste de uma nova modalidade de vacina

Redação do Diário da Saúde
Cientistas começam teste de uma nova modalidade de vacina
A nova modalidade está sendo utilizada em uma vacina que começou a ser testada no Canadá.
[Imagem: Griffith University]

Vacinas particuladas

Cientistas anunciaram estar à beira de um avanço tecnológico no desenvolvimento de vacinas, com uma possível nova modalidade de vacinação.

A tecnologia - uma vacina particulada estável - facilita o desenvolvimento de vacinas com menos efeitos colaterais e capazes de induzir fortes respostas imunológicas.

"Nós desenvolvemos um processo de fabricação econômico e as vacinas resultantes são estáveis à temperatura ambiente, facilitando fortemente o armazenamento e a disseminação nos países em desenvolvimento, onde a refrigeração nem sempre está disponível," disse o professor Bernd Rehm, da Universidade Griffith (Austrália).

Para demonstrar esta nova abordagem, a equipe aplicou-a a uma vacina que começou a ser testada no Canadá, contra a bactéria Streptococcus A.

"É uma vacina sintética baseada na nossa tecnologia inovadora, que utiliza células seguras reprogramadas de Escherichia coli para montar partículas de vacina com alto rendimento.

"Para desenvolver a vacina, reprogramamos fábricas de células bacterianas para montar partículas de biopolímero revestidas com antígenos Strep A e descobrimos que as partículas eram seguras e protegidas contra infecções," contou Rehm.

Vacina contra Streptococcus

O Streptococcus do Grupo A é um patógeno humano global que causa uma ampla gama de infecções, desde doenças como faringite leve e impetigo (feridas vermelhas que se formam ao redor do nariz e da boca, principalmente em crianças) até doenças invasivas, como síndrome do choque tóxico e fasceíte necrosante.

A mortalidade por Strep A é indiretamente causada pelo desenvolvimento de resistência antimicrobiana resultante do consumo massivo de antibióticos. Globalmente, o Strep A causa 700 milhões de infecções humanas todos os anos e há mais de 500.000 mortes.

Como a ocorrência é maior no mundo subdesenvolvido, a equipe acredita que sua nova tecnologia viabilizará a chegada das vacinas aos pontos sem recursos onde ela é mais necessária.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Antibiotic Consumption for Sore Throat and the Potential Effect of a Vaccine Against Group A Streptococcus: A Systematic Review and Modelling Study
Autores: Kate M Miller, Timothy Barnett, Daniel Cadarette, David E. Bloom, Jonathan Carapetis, Jeffrey Cannon
Publicação: SSRN Electronic Journal
DOI: 10.2139/ssrn.4344471
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Bactérias

Biotecnologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.