08/09/2020

Cientistas conseguem fazer cartilagem crescer em cobaias

Redação do Diário da Saúde
Cientistas conseguem fazer cartilagem crescer em cobaias
Só recentemente os cientistas descobriram como fazer a cartilagem humana se recuperar.
[Imagem: Feichen Yang]

Desenvolvendo cartilagem natural

Não é de hoje que estamos em busca de um produto para substituir a cartilagem humana, que se desgasta e deixa consequências debilitantes.

Matthew Murphy e colegas da Universidade de Stanford (EUA) fizeram melhor: Eles descobriram uma maneira de regenerar a cartilagem humana que facilita o movimento entre os ossos.

A perda dessa camada de tecido escorregadia e absorvente de choque, chamada cartilagem articular, é responsável por muitos casos de dor nas articulações e artrite.

A equipe descobriu como regenerar a cartilagem articular usando sinais químicos para orientar o crescimento das células-tronco esqueléticas conforme as lesões na cartilagem cicatrizam - nos humanos, essas microlesões ocorrem no processo de desgaste da substância.

"A cartilagem tem potencial regenerativo praticamente zero na idade adulta, então, uma vez ferida ou desgastada, o que podemos fazer pelos pacientes tem sido muito limitado. É extremamente gratificante encontrar uma maneira de ajudar o corpo a regenerar este importante tecido," disse o professor Charles Chan, coordenador da equipe.

Fazendo a cartilagem crescer

O trabalho se baseia em pesquisas anteriores que resultaram no isolamento da célula-tronco esquelética, uma célula que se auto-renova e também é responsável pela produção de ossos, cartilagens e um tipo especial de célula que ajuda as células do sangue a se desenvolverem na medula óssea.

Naquele trabalho anterior, a equipe constatou que, à medida que o osso se desenvolve, as células devem primeiro passar por um estágio de cartilagem, antes de se transformar em osso. Eles tiveram então a ideia de que poderiam encorajar as células-tronco esqueléticas da articulação a iniciar um caminho para se tornarem osso, mas interromper o processo no estágio de cartilagem.

O experimento consistiu em usar uma substância, chamada proteína morfogenética óssea 2 (BMP2) para iniciar a formação óssea após a microfratura. O processo foi interrompido no meio do caminho usando uma outra substância, que bloqueou uma molécula sinalizadora importante na formação óssea, chamada fator de crescimento endotelial vascular (VEGF).

"Chegamos a uma cartilagem feita do mesmo tipo de células da cartilagem natural, com propriedades mecânicas comparáveis, ao contrário da fibrocartilagem que geralmente obtemos," contou Chan. "Ela também restaurou a mobilidade de camundongos com osteoartrite e reduziu significativamente sua dor."

Além dos camundongos, o processo funcionou em tecidos humanos em laboratório. Com isto, o próximo estágio da pesquisa será conduzir experimentos semelhantes em animais maiores e, tendo êxito, iniciar os testes clínicos em humanos.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Articular cartilage regeneration by activated skeletal stem cells
Autores: Matthew P. Murphy, Lauren S. Koepke, Michael T. Lopez, Xinming Tong, Thomas H. Ambrosi, Gunsagar S. Gulati, Owen Marecic, Yuting Wang, Ryan C. Ransom, Malachia Y. Hoover, Holly Steininger, Liming Zhao, Marcin P. Walkiewicz, Natalina Quarto, Benjamin Levi, Derrick C. Wan, Irving L. Weissman, Stuart B. Goodman, Fan Yang, Michael T. Longaker, Charles K. F. Chan
Publicação: Nature Medicine
DOI: 10.1038/s41591-020-1013-2
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ossos e Articulações

Atividades Físicas

Células-tronco

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.