08/09/2020

Cientistas conseguem fazer cartilagem crescer em cobaias

Cientistas conseguem fazer cartilagem crescer em cobaias
Só recentemente os cientistas descobriram como fazer a cartilagem humana se recuperar.
[Imagem: Feichen Yang]

Desenvolvendo cartilagem natural

Não é de hoje que estamos em busca de um produto para substituir a cartilagem humana, que se desgasta e deixa consequências debilitantes.

Matthew Murphy e colegas da Universidade de Stanford (EUA) fizeram melhor: Eles descobriram uma maneira de regenerar a cartilagem humana que facilita o movimento entre os ossos.

A perda dessa camada de tecido escorregadia e absorvente de choque, chamada cartilagem articular, é responsável por muitos casos de dor nas articulações e artrite.

A equipe descobriu como regenerar a cartilagem articular usando sinais químicos para orientar o crescimento das células-tronco esqueléticas conforme as lesões na cartilagem cicatrizam - nos humanos, essas microlesões ocorrem no processo de desgaste da substância.

"A cartilagem tem potencial regenerativo praticamente zero na idade adulta, então, uma vez ferida ou desgastada, o que podemos fazer pelos pacientes tem sido muito limitado. É extremamente gratificante encontrar uma maneira de ajudar o corpo a regenerar este importante tecido," disse o professor Charles Chan, coordenador da equipe.

Fazendo a cartilagem crescer

O trabalho se baseia em pesquisas anteriores que resultaram no isolamento da célula-tronco esquelética, uma célula que se auto-renova e também é responsável pela produção de ossos, cartilagens e um tipo especial de célula que ajuda as células do sangue a se desenvolverem na medula óssea.

Naquele trabalho anterior, a equipe constatou que, à medida que o osso se desenvolve, as células devem primeiro passar por um estágio de cartilagem, antes de se transformar em osso. Eles tiveram então a ideia de que poderiam encorajar as células-tronco esqueléticas da articulação a iniciar um caminho para se tornarem osso, mas interromper o processo no estágio de cartilagem.

O experimento consistiu em usar uma substância, chamada proteína morfogenética óssea 2 (BMP2) para iniciar a formação óssea após a microfratura. O processo foi interrompido no meio do caminho usando uma outra substância, que bloqueou uma molécula sinalizadora importante na formação óssea, chamada fator de crescimento endotelial vascular (VEGF).

"Chegamos a uma cartilagem feita do mesmo tipo de células da cartilagem natural, com propriedades mecânicas comparáveis, ao contrário da fibrocartilagem que geralmente obtemos," contou Chan. "Ela também restaurou a mobilidade de camundongos com osteoartrite e reduziu significativamente sua dor."

Além dos camundongos, o processo funcionou em tecidos humanos em laboratório. Com isto, o próximo estágio da pesquisa será conduzir experimentos semelhantes em animais maiores e, tendo êxito, iniciar os testes clínicos em humanos.

Artigo: Articular cartilage regeneration by activated skeletal stem cells