02/09/2014

Fumantes passivos recebem metais tóxicos dos cigarros eletrônicos

Redação do Diário da Saúde

Tecnologia suja

Os cigarros eletrônicos são mais saudáveis para os vizinhos do fumante do que os cigarros tradicionais quanto ao câncer, mas ainda liberam toxinas perigosas no ar.

Os cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) estudaram especificamente o fumo passivo dos cigarros eletrônicos - a inalação involuntária da fumaça pelas pessoas não fumantes.

Eles descobriram uma diminuição global de 10 vezes na exposição a partículas nocivas, com níveis próximos de zero das substâncias causadoras de câncer conhecidas como carcinogênicos orgânicos.

Contudo, os níveis de exposição a metais pesados foram significativamente maiores no fumo passivo do cigarro eletrônico, ou e-cigarro, do que nos cigarros tradicionais.

"Nossos resultados demonstram que os cigarros eletrônicos em geral parecem ser menos nocivos do que os cigarros comuns [para o fumante passivo], mas o seu elevado teor de metais tóxicos, como níquel e cromo, levantam preocupações," disse o professor Constantinos Sioutas, coordenador do estudo.

Cromo e níquel

O fumo do tabaco contém altos níveis de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos - compostos orgânicos causadores de câncer -, mas o nível de exposição a estas substâncias é menor no fumo passivo do cigarro eletrônico devido ao fato de que eles não queimam material orgânico, como ocorre nos cigarros comuns.

No entanto, apesar da falta de material orgânico prejudicial e uma redução na maioria das emissões de metais tóxicos, a fumaça do cigarro eletrônico contém o elemento tóxico cromo, ausente dos cigarros tradicionais, bem como níveis de níquel quatro vezes mais elevados do que os cigarros normais.

Além disso, vários outros metais tóxicos, como chumbo e zinco, também foram encontrados no fumo passivo dos e-cigarros, embora em concentrações menores do que nos cigarros normais.

Quanto aos riscos à saúde dos cigarros eletrônicos para os fumantes - algo que este estudo não abordou - recentemente a Sociedade Norte-Americana do Coração pediu a proibição total dos cigarros eletrônicos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Tabagismo

Vícios

Drogas Lícitas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.