16/11/2022

Como acabar com os pesadelos? Ouvindo sons associados a coisas boas

Com informações da New Scientist
Como acabar com os pesadelos?
Você também pode escapar dos pesadelos treinando sonhos lúcidos.
[Imagem: Pete Linforth/Pixabay]

Como acabar com os pesadelos?

Você pode diminuir a incidência dos seus pesadelos simplesmente ouvindo um som que você anteriormente associou a um final positivo para um sonho ruim.

O som é treinado durante uma seção de terapia e depois é tocado à noite, enquanto você dorme.

Existe um tratamento para auxiliar na recuperação da memória, chamado Terapia de Ensaio de Imagem (TEI), no qual o paciente ouve um som específico enquanto forma memórias e, em seguida, esse mesmo som é reproduzido enquanto ele dorme. Isso geralmente é feito fora da fase REM (movimento ocular rápido) do sono, enquanto sonhos e pesadelos são mais comuns no sono REM.

Então, a professora Sophie Schwartz e seus colegas da Universidade de Genebra (Suíça) decidiram testar o potencial dessa terapia para memória para lidar com os pesadelos.

A equipe separou 36 pessoas que tiveram mais de um pesadelo por semana em dois grupos: Ambos os grupos aprenderam a realizar a TEI (Terapia de Ensaio de Imagem) em casa, o que eles fizeram por 5 minutos por dia durante duas semanas. Apenas um grupo, no entanto, escutou um tom neutro de piano enquanto realizava sua TEI.

Durante as duas semanas, ambos os grupos usaram uma faixa de cabeça todas as noites, que monitorava as fases de sono medindo sua atividade cerebral. Quando eles entravam no sono REM, ambos os grupos ouviam o tom ao qual apenas um grupo foi exposto durante a TEI em casa. Esse tom foi tocado em intervalos de 10 segundos.

Menos pesadelos e mais sonhos bons

Ao final das duas semanas, o grupo que ouviu o tom durante a TEI relatou ter um quinto (20%) dos pesadelos do grupo apenas da TEI.

E o efeito ainda se mantinha no final do período de acompanhamento do experimento, três meses depois do término do experimento.

O grupo que ouviu o tom durante a TEI relatou não apenas ter tido muito menos pesadelos, como também passaram a ter sonhos mais positivos.

A equipe acredita que, como é um tratamento que pode ser feito nas casas das pessoas, ele tem potencial para se tornar uma intervenção generalizada para aliviar os pesadelos.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Enhancing imagery rehearsal therapy for nightmares with targeted memory reactivation
Autores: Sophie Schwartz, Alice Clerget, Lampros Perogamvros
Publicação: Current Biology
DOI: 10.1016/j.cub.2022.09.032
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sono

Mente

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.