20/09/2019

Compartilhe seus objetivos - mas tenha cuidado com quem

Redação do Diário da Saúde
Compartilhe seus objetivos - mas tenha cuidado com quem
O importante é que você precisa se preocupar com a opinião da pessoa a quem está contando suas metas.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Compartilhe objetivos e renda mais

Se você deseja atingir uma meta, compartilhe seu objetivo com a pessoa certa.

Em uma série de experimentos em laboratório, pesquisadores constataram que as pessoas demonstram maior comprometimento e melhoram o próprio desempenho quando contam seu objetivo a alguém que elas acreditam ter um status mais elevado do que elas próprias.

Contar os objetivos a alguém que as pessoas acreditavam ter status inferior, assim como não contar os objetivos para ninguém, não ajudou em nada.

Esses resultados contrapõem-se a um estudo de uma década atrás, muito divulgado por palestrantes da área de administração e negócios, que sugeriu que contar seus objetivos a outras pessoas seria algo contraproducente, disse o professor Howard Klein, da Universidade Estadual de Ohio (EUA).

"Ao contrário do que você deve ter ouvido, na maioria dos casos você se beneficia mais ao compartilhar seu objetivo do que se não o fizer - desde que o compartilhe com alguém cuja opinião você valoriza," disse o pesquisador.

A quem devo contar minhas metas?

Os resultados mostraram que as pessoas ficam motivadas ao compartilhar uma meta com alguém que acreditam ter status mais alto porque passam a se preocupar com o modo como essa pessoa com status mais alto irá avaliá-las.

"Você não quer que eles pensem menos de você porque você não atingiu seu objetivo," disse Klein.

Mas também é possível levar a coisa longe demais - contando para pessoas de nível muito elevado ou para muitas pessoas, por exemplo.

"Nós não encontramos isto neste estudo, mas é possível que você crie tanta ansiedade ao tentar impressionar alguém que isso possa interferir no seu desempenho," ressalva Klein.

Então, com quem você deve compartilhar seus objetivos?

Para as metas de trabalho, um supervisor é uma escolha óbvia, mas depende da situação, disse Klein. Se seu objetivo é conseguir um emprego melhor ou se você tem outro objetivo que não gostaria que seu supervisor soubesse, um mentor pode ser uma escolha melhor. Você pode até procurar alguém que admire fora do trabalho para compartilhar suas metas.

"O importante é que você precisa se preocupar com a opinião da pessoa a quem você está contando [seus objetivos]," finalizou.

Checagem com artigo científico:

Artigo: When goals are known: The effects of audience relative status on goal commitment and performance
Autores: Howard J. Klein, Robert B. Lount, Hee Man Park, Bryce J. Linford
Publicação: Journal of Applied Psychology
DOI: 10.1037/apl0000441
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Trabalho e Emprego

Relacionamentos

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.