30/09/2014

Complicações após cirurgia de catarata atingem 18 pessoas em Barueri

Com informações da Agência Brasil

Dezoito pessoas com mais de 60 anos apresentaram problemas no olho após um mutirão para catarata no Hospital Municipal de Barueri, na Grande São Paulo, ocorrido no dia 6 de agosto.

A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade.

Segundo a prefeitura, 18 de 20 pacientes que se submeteram à cirurgia estão sendo analisados para avaliar se poderão ficar cegos de um olho. Caso seja confirmado ou eles apresentem algum outro comprometimento no olho operado, os pacientes poderão ser encaminhados para um transplante de córnea.

"Cabe ressaltar que estes pacientes estão sendo avaliados, e que, até o momento, apresentam quadro de baixa visão e não de cegueira como foi veiculado", disse a prefeitura.

O órgão informou que os 18 pacientes começaram a apresentar dor intensa logo após o procedimento. Em 12 deles, o quadro evoluiu para síndrome tóxica do segmento anterior (Tass), uma complicação rara que pode ser causada por medicamentos, materiais cirúrgicos, talco de luvas ou lubrificante de lente, entre outros.

De acordo com a administração municipal, o médico responsável pelas cirurgias comunicou o episódio ocorrido ao hospital e aguarda a apuração dos fatos e laudos conclusivos do que possa ter levado aos problemas apresentados pelos pacientes que "poderão vir a ser acometidos de cegueira parcial, uma vez que só se opera um olho por vez".

A Secretaria de Saúde de Barueri informou, por meio de nota, que está tomando "todas as providências cabíveis" para apurar o que ocasionou o problema.

"É igualmente importante que fique claro que são muitas as variáveis que podem ter levado ao lamentável problema ocorrido, e que, por esta razão, é fundamental investigar todas as variáveis existentes, que vão desde problemas relacionados ao anestésico até o próprio material cirúrgico (como o pó encontrado nas luvas cirúrgicas), dentre outras", informaram assessores da secretaria. De acordo com o órgão, todas as instâncias competentes já foram acionadas para investigar o caso.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Saúde Pública

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.