22/08/2022

Córnea artificial restaura visão de cegos e deficientes visuais

Redação do Diário da Saúde
Córnea artificial
Implante de córnea feito de proteína de colágeno de pele de porco.
[Imagem: Thor Balkhed/Linköping University]

Córnea artificial recupera visão

Pesquisadores suecos desenvolveram um implante, feito de proteína de colágeno da pele de porco, que se assemelha à córnea humana.

Em um estudo piloto, o implante restaurou a visão de 20 pessoas com córneas doentes, a maioria das quais era cega antes de receber o implante.

E, enquanto as córneas doadas devem ser usadas dentro de duas semanas, as córneas resultantes dessa bioengenharia podem ser armazenadas por até dois anos antes do uso.

Esses resultados promissores trazem esperança para quem sofre de cegueira corneana e baixa visão, oferecendo um implante de bioengenharia como alternativa ao transplante de córneas humanas doadas, que são escassas justamente onde a necessidade delas é maior.

"Os resultados mostram que é possível desenvolver um biomaterial que atenda a todos os critérios para ser usado como implante humano, que pode ser produzido em massa e armazenado por até dois anos e, assim, atingir ainda mais pessoas com problemas de visão. Isso coloca ao nosso alcance resolver o problema da escassez de tecido corneano doado e do acesso a outros tratamentos para doenças oculares," disse o professor Neil Lagali, da Universidade de Linkoping.

Bioengenharia da córnea

A córnea consiste principalmente da proteína colágeno. Para criar uma alternativa à córnea humana, os pesquisadores usaram moléculas de colágeno derivadas da pele de porco, que foram altamente purificadas e produzidas em condições estritas para uso humano. A pele suína utilizada é um subproduto da indústria alimentícia, tornando-a de fácil acesso e barata.

No processo de construção do implante, os pesquisadores estabilizaram as moléculas de colágeno soltas para formar um material robusto e transparente, capaz de suportar o manuseio e a implantação no olho.

Estima-se que 12,7 milhões de pessoas em todo o mundo sejam cegas devido a problemas em suas córneas, a camada transparente mais externa do olho. A única maneira de recuperar a visão é receber uma córnea transplantada de um doador humano. Mas apenas um em cada 70 pacientes recebe um transplante de córnea.

Além disso, a maioria das pessoas que precisam de transplante de córnea vive em países de baixa e média renda, onde o acesso aos tratamentos é muito limitado. Uma córnea artificial de baixo custo pode ajudar a resolver estes problemas.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Bioengineered corneal tissue for minimally invasive vision restoration in advanced keratoconus in two clinical cohorts
Autores: Mehrdad Rafat, Mahmoud Jabbarvand, Namrata Sharma, Maria Xeroudaki, Shideh Tabe, Raha Omrani, Muthukumar Thangavelu, Anthony Mukwaya, Per Fagerholm, Anton Lennikov, Farshad Askarizadeh, Neil Lagali
Publicação: Nature Biotechnology
DOI: 10.1038/s41587-022-01408-w
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Transplantes

Biotecnologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.