23/03/2022

Ervas que protegem o coração: Ginkgo biloba reduz dano da isquemia

Redação do Diário da Saúde
Ervas que protegem o coração: Ginkgo biloba reduz dano da isquemia
O mecanismo por trás das propriedades cardioprotetoras dos extratos de Gingko biloba pode gerar um novo tratamento à base de plantas para distúrbios relacionados ao coração.
[Imagem: Zhe Wang et al. - 10.1016/j.jpha.2020.08.008]

Fluxo metabólico

O funcionamento normal do corpo humano requer um fluxo constante de energia. Essa energia, na forma de trifosfato de adenosina (ATP), é produzida pela quebra de fontes de carbono, como glicose, lipídios ou aminoácidos.

O ciclo do ácido tricarboxílico (TCA), um dos mais importantes processos de produção de ATP nas mitocôndrias, é um importante centro de metabólitos e é conhecido por garantir um bom equilíbrio entre seus intermediários cíclicos, conhecido como "fluxo metabólico".

Há um consenso geral de que esse fluxo metabólico é prejudicado em distúrbios relacionados ao coração. Um exemplo comum é a isquemia miocárdica, uma condição na qual o fluxo sanguíneo para o coração é reduzido, impedindo que os músculos cardíacos, ou cardiomiócitos, recebam oxigênio suficiente.

Embora seja bem compreendido que a isquemia miocárdica é marcada pela diminuição da síntese de ATP e aumento da degradação da glicose, ou glicólise, é extremamente difícil manipular o complexo ciclo do TCA para desenvolver opções de tratamento.

O extrato de Ginkgo biloba L. (GBE), que contém o componente ativo bilobalida, tem sido historicamente usado pela medicina tradicional como um fitoterápico no tratamento de doenças isquêmicas do coração. No entanto, o mecanismo exato pelo qual esses extratos naturais exercem seus efeitos anti-isquêmicos era desconhecido até agora.

Ginkgo biloba contra isquemia

A equipe do professor Jinlan Zhang, do Instituto de Matéria Médica da China, descobriu agora a ciência por trás da regulação do fluxo metabólico da isquemia miocárdica e como o GBE (extrato de Ginkgo biloba) protege o coração dessa condição.

O mecanismo envolve o bloqueio da transferência de carbono da glicólise para o ciclo do TCA (ácido tricarboxílico) nos cardiomiócitos afetados pela isquemia miocárdica. Os cientistas descobriram que os cardiomiócitos isquêmicos contêm maiores quantidades de enzimas que convertem fontes de carbono em metabólitos, tanto antes quanto durante o ciclo do TCA, o que pode ser a causa do acúmulo de metabólitos e da perturbação do fluxo metabólico, uma vez que eles não conseguem entrar no ciclo em excesso.

Curiosamente, ao tratar as células danificadas com extrato de Ginkgo biloba, os pesquisadores descobriram que o ingrediente ativo bilobalida protege as mitocôndrias e preserva a geração de ATP. Os níveis de enzimas nas células tratadas diminuíram e impediram o acúmulo de metabólitos, aumentaram o fluxo metabólico e reduziram a pressão nas células cardíacas.

A eficácia da bilobalida já foi testada em um modelo animal de isquemia miocárdica, produzindo os mesmos resultados que nos experimentos de laboratório.

"A isquemia miocárdica é um grande risco para a saúde humana em todo o mundo, e elucidar sua fisiopatologia e potenciais tratamentos terapêuticos é essencial," disse o professor Zhang. "Nossas descobertas parecem promissoras."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Impaired tricarboxylic acid cycle flux and mitochondrial aerobic respiration during isoproterenol induced myocardial ischemia is rescued by bilobalide
Autores: Zhe Wang, Fan Zhang, Wei Liu, Ning Sheng, Hua Sun, Jinlan Zhang
Publicação: Journal of Pharmaceutical Analysis
Vol.: 11, Issue 6, Pages 764-775
DOI: 10.1016/j.jpha.2020.08.008
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.