22/05/2024

Falta de concentração numa atividade leva a exagero em outra

Redação do Diário da Saúde
Falta de concentração numa atividade leva a exagero em outra

O que foi mesmo que eu comi?

Se você tende a fazer outras coisas ou se distrai enquanto toma sua refeição, você está correndo o risco de buscar compensações, tentando extrair demais dos prazeres do dia a dia - possivelmente porque a distração fez com que você curtisse menos um momento importante.

Stephen Lee e colegas da Universidade Ghent (Bélgica) estavam estudando o que eles chamam de "consumo hedônico", ou comprar e usar produtos e experiências porque eles nos fazem sentir bem, e não necessariamente porque precisamos deles - o hedonismo propõe que o prazer individual e imediato é o único bem possível.

"Em um determinado dia, uma pessoa pode sentir grande prazer em uma ou mais dessas atividades, mas muitas vezes as pessoas consomem mais bens hedônicos do que desejam ou do que é bom para elas," disse Lee.

Indulgência exagerada

O que o estudo indicou foi que uma razão para esse consumo excessivo pode ser a distração: Quando as pessoas se distraem enquanto estão envolvidas em uma atividade que tipicamente dá prazer, como almoçar ou jantar, é provável que elas sintam menos prazer nessa atividade do que se estivessem totalmente concentradas nela. E isso pode levar a sentimentos de insatisfação e gerar mais consumo para compensar essa deficiência.

Embora os experimentos tenham envolvido comida - refeições e depois ficar beliscando salgadinhos -, os pesquisadores acreditam que a compensação hedônica se aplica a outras atividades. Por exemplo, as pessoas que se distraem enquanto assistem a um filme ou jogam um jogo podem ter maior probabilidade de se envolverem em consumo adicional, seja comer ou verificar as redes sociais, para compensar a diminuição do prazer da atividade original.

"O consumo excessivo geralmente resulta da falta de autocontrole," disse Lee. "No entanto, nossas descobertas sugerem que o consumo excessivo também pode muitas vezes ser motivado pelo simples desejo humano de atingir um certo nível de prazer em uma atividade. Quando a distração atrapalha, é provável que tentemos compensar consumindo mais."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Underwhelming Pleasures: Toward a Self-Regulatory Account of Hedonic Compensation and Overconsumption
Autores: S. L. Murphy, F. van Meer, L. van Dillen, H. van Steenbergen, W. Hofmann
Publicação: Journal of Personality and Social Psychology
DOI: 10.1037/pspa0000389
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Concentração

Emoções

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.