14/03/2023

Honestidade é mais do que simplesmente não mentir

Redação do Diário da Saúde
Honestidade é mais do que simplesmente não mentir
Honestidade? Não confie nas aparências.
[Imagem: Gerd Altmann/Pixabay]

O que é ser honesto?

A maioria das pessoas valoriza a honestidade, mas ao mesmo tempo reconhece que às vezes ser desonesto traz seus proveitos.

Essa tensão leva os indivíduos a se envolverem em comportamentos que, se não chegam a ser desonestos, ultrapassam os limites do comportamento honesto - por exemplo, evitar estrategicamente algumas informações, esquivar-se de perguntas e fazer declarações enganosas ou sem ter a adequada fundamentação.

Binyamin Cooper e seus colegas de quatro universidades norte-americanas queriam entender melhor esse comportamento limítrofe, e então fizeram uma revisão dos estudos científicos sobre o assunto, incluindo uma ampla faixa de disciplinas, da economia e da psicologia até a filosofia.

O resultado é mais do que uma compilação de dados: A equipe conseguiu desenvolver uma teoria que mostra como o comportamento honesto abrange muito mais do que a visão comumente aceita, de dizer a verdade ou mentir.

Não basta não mentir

Os pesquisadores apontam que o foco estreito, que reduz o estudo da honestidade a mentir versus dizer a verdade, é problemático e tem sido influenciado pelos desafios sociais modernos, como a disseminação de desinformação.

Em vez disso, eles sugerem que o comportamento honesto é um fenômeno complexo, e não um único comportamento focado em dizer a verdade; "é um ato relacional mais amplo de comunicação," afirmam.

"O comportamento honesto tem elementos relacionais - por exemplo, promover uma compreensão precisa nos outros por meio do que expomos e como nos comunicamos - e elementos intelectuais - por exemplo, avaliar a precisão das informações, buscar informações precisas e atualizar nossas crenças de acordo com elas," explicou a professora Taya Cohen.

Honestidade é mais do que simplesmente não mentir
Curiosamente, a honestidade varia significativamente de um país para outro.
[Imagem: Gerd Altmann/Pixabay]

Etapas da honestidade

Depois de revisar 170 estudos empíricos, a equipe identificou quatro facetas claras do comportamento honesto.

O processo de ser totalmente honesto começa com as pessoas formando crenças precisas com base em um processo de avaliação, busca e incorporação (honestidade intelectual); a seguir, essas crenças são passadas adiante com veracidade, sem mentir (conteúdo honesto); a pessoa honesta também se certifica que estão fornecendo informação suficiente, sem deixar de fora informações relevantes (divulgação honesta); finalmente, a comunicação é feita de forma a permitir que os ouvintes tenham uma compreensão precisa da mensagem (entrega honesta).

Segundo os pesquisadores, este quadro explicativo da honestidade tem implicações práticas tanto para as pessoas quanto para as organizações que desejam aumentar a própria honestidade. Ele pode ser usado, por exemplo, para encorajar as pessoas a buscar informações verdadeiras, atualizar suas crenças com base nessas informações e tentar promover crenças verdadeiras em outras pessoas, para criar um ambiente seguro e inclusivo.

"Devemos considerar não apenas o que as pessoas dizem ou não dizem, mas também como as crenças são formadas, até que ponto as crenças são atualizadas quando necessário e se os destinatários saem das trocas de comunicação com as mesmas crenças que os comunicadores pretendiam transmitir," comentou o professor Benny Cooper. "É somente compreendendo todos esses comportamentos diferenciados relacionados à honestidade que podemos desenvolver métodos eficazes para cultivar a virtude da honestidade entre as pessoas e as organizações."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Honest Behavior: Truth-Seeking, Belief-Speaking, and Fostering Understanding of the Truth in Others
Autores: Binyamin Cooper, Taya R. Cohen, Elizabeth L. Huppert, Emma E. Levine, William Fleeson
Publicação: Academy of Management Annals
DOI: 10.5465/annals.2021.0209
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Sentimentos

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.